Parece peixe, mas é batata
Alimento preparado à base de vegetais é uma das principais tendências gastronômicas da atualidade. Mas o grande desafio é manter os sabores, as texturas e variedade de opções – principalmente no consumo dos pratos prontos.
No Brasil, 14% da população se declarou vegetariana em 2018, segundo pesquisa do IBOPE. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro este percentual sobe para 16%.
Já falamos aqui da carne que não é carne e do leite que não é leite. E, agora, é a vez dos peixes. A Sophie’s Kitchen, na Califórnia, é uma das primeiras fornecedoras de produtos que são similares aos frutos do mar, mas são produzidos à base de plantas.
No site da marca há quase uma dúzia de pratos para atrair paladares diferentes e, ao olhar, não perdem em nada para os frutos do mar originais. Com uma gama de produtos veganos, incluindo atum enlatado, caranguejo, salmão defumado e macarrão com lagosta, os produtos da Sophie atendem à demanda do consumidor em sabor e em sustentabilidade. O atum enlatado, por exemplo, realmente vem em uma lata e é feito de proteína de ervilha, amido de batata, pó de algas e azeite.
Os produtos da Sophie são vendidos em lojas e sites saudáveis, como o Whole Foods Market ou o Sprouts Farmers Market nos EUA.