Gastronomia

Utensílios biodegradáveis feitos de fécula de batata


Você está lendo: Utensílios biodegradáveis feitos de fécula de batata

Pontus Törnqvist, da Universidade de Lund, na Suécia, projetou um material biodegradável feito de amido de batata que pode se decompor em nutrientes para o solo em apenas dois meses. O material dos novos utensílios é feito do que vem da nossa terra, e pode mais tarde acabar no solo sem riscos para a natureza.

Potato Plastic foi criado com o objetivo de tratar da cultura de desperdício de produtos da indústria de fast food, que utiliza talheres e pratos apenas uma vez, sendo descartados logo em seguida. A indústria de fast-food há muito tempo se caracteriza por produtos de plástico, já que o plástico é barato, higiênico e leve, mas forte. No entanto, há uma ambiguidade, já que tem capacidade para durar 450 anos, enquanto o período de uso é em torno de 20 minutos. Uma grande porcentagem do plástico circula em nosso ambiente vem dos resíduos da indústria de fast-food.

O plástico de batata é constituído apenas por amido de batata e água. A parte técnica deste produto é a produção do material. Primeiro, a quantidade exata de ambos os ingredientes é misturada e depois aquecida até que o líquido engrosse. É então vertida em moldes e exposta ao calor até ficar uma peça compacta e seca. Em relação à quantidade de fluido despejada em um molde, o material pode se tornar uma peça espessa e resistente ou um filme fino.

Este material é um tipo de termoplástico, o que significa que pode ser moldado sob compressão quando exposto ao calor e à umidade. Isso abre para muitas possibilidades de design, considerando tudo, desde a seleção de produtos até padrões detalhados na superfície do material. Como não é necessário calor extremo, os moldes podem ser feitos de plástico. Isso diminui o custo significativamente em comparação com se os moldes fossem feitos de metal.

Alguns usos para o material já incluem fazer canudos, talheres e embalagens para salgadinhos.

O estilo de vida atual deve ser readaptado para um modo mais cíclico, incluindo o reuso e o reaproveitamento de itens. Diminuir o descarte de embalagens de uso único é uma meta mundial e deve ser incorporado pelas grandes marcar em muito pouco tempo.