Bioengenharia cria leite que não é leite
Como a Perfect Day Foods está mudando a indústria de laticínios
Ontem falamos da carne que não é carne e agora temos o leite que não é leite.
Veganos motivados por seu desejo de queijo, Perumal Gandhi e Ryan Pandaya, decidiram entrar em uma missão para recriar o leite de vaca, sem as vacas. Já existe no mercado uma grande quantidade de substitutos para o leite de vaca, mas nenhum que tenha o mesmo gosto ou a mesma textura – principalmente de elaboração de seus derivados.
Com a pesquisa, eles imprimiram em 3D a sequência de DNA da vaca e inseriram-na em uma levedura – que fermenta o açúcar e produz a verdadeira proteína de leite. Depois, adicionaram gorduras vegetais, açúcares, minerais e nutrientes. Na verdade, é um processo muito parecido com aqueles já utilizados na criação de medicamentos ou da cerveja artesanal.
O ‘leite’ da Perfect Day é feito para ser mais nutritivo, seguro e sustentável em relação a criação animal. E o resultado final requer 91% menos terra, 98% menos água e 65% menos energia, além de ser desprovido de hormônios, colesterol ou lactose.
Quanto ao nome, vem da descoberta de 2001 da Universidade de Leicester que vacas leiteiras gostam de ouvir música, com músicas mais lentas aumentando a produção de leite, incluindo “Perfect Day” de Lou Reed.