Hurtigruten Cruises usa biocombustível de resíduos de peixes
A indústria de viagens tem uma tarefa trabalhosa pela frente: se tornar mais sustentável em pouco tempo. Desde o incentivo pelo compartilhamento de propriedades sustentáveis até o uso de garrafas plásticas como pagamento de transporte público, empresas e cidades de todo o mundo estão trabalhando na criação de ações de respeito e manutenção ao meio ambiente.
Uma empresa de cruzeiros também está tentando tornar seus negócios mais sustentáveis. A Hurtigruten Cruises está em fase de testes para uma iniciativa verde com o uso de resíduos de peixes como biocombustível para seus navios.
As sobras do processamento de peixe para alimentos, misturadas com outros resíduos orgânicos, podem produzir um biogás. O gás é convertido em líquido e funciona como fonte de combustível. Este combustível pode, assim, impulsionar várias expedições da Hurtigruten em toda a sua frota de 17 navios.
O transporte aquático movido a combustíveis fósseis é ainda mais prejudicial do que os terrestres, pois produzem enxofre e outros contaminantes que se transferem diretamente para a água. Os ambientes marinhos estão cada vez mais ameaçados e, portanto, precisam de proteção urgente. Isso significa que os esforços da Hurtigruten podem ter um impacto real na pegada de carbono e no impacto ambiental simultaneamente.
A Hurtigruten pretende ter convertido pelo menos seis de seus navios para combustível limpo até 2021. Eles também se comprometeram a proibir plásticos descartáveis e planejam transportar grandes baterias a bordo de seus navios. Estas baterias podem armazenar o excesso de energia renovável para maximizar a eficiência energética. A empresa também está trabalhando em mais três novos navios híbridos na Noruega, para serem utilizados pela primeira vez em três anos.
Assumir esforços sustentáveis é uma forma crucial de garantir a longevidade dos negócios. Com os combustíveis fósseis se esgotando e a perspectiva de altos custos financeiros para as empresas com altas emissões de carbono, as empresas amigas do meio ambiente podem esperar florescer nos próximos anos.