ENTREVISTA – Carlos Borges: movimentando o mercado hoteleiro com muita rebeldia
Carlos Borges é o CEO da TripRebel e também o representante brasileiro na equipe de rebeldes da empresa. É graduado em Turismo pela UFPR e fez MBA em Marketing Internacional na Alemanha, país que chama de casa atualmente. O Disque9 teve o prazer de entrevistar este rebelde com causa e entender um pouco mais como esta nova experiência em reservas se consolida, enfrenta o mercado e continua sendo “too good to be true”!
Apesar de ser o tipo de masoquista que se diverte em organizar viagens para grandes grupos de amigos para destinos exóticos, acreditamos que você possa confiar nas palavras abaixo e levar o rapaz a sério… 😉
O sonho que virou realidade
TripRebel nasceu de um sonho de amigos, que tiveram a ideia certa, no momento certo. Tanto o Carlos, quanto seus co-fundadores estavam em uma fase da carreira em que: ou continuavam escalando a hierarquia corporativa ou deixavam tudo para o lado para correr atrás de um sonho.
E o que ganhou?
Bem, a segunda alternativa ganhou.
“Apesar disso, fomos cuidadosos no começo. Nos primeiros 6 meses desenvolvemos o conceito, fizemos teste de mercado e recebemos feedback de diversos especialistas sem antes pedir demissão de nosso emprego. Foi duro!!! Trabalhávamos durante a noite, final de semana, feriado… todo tempo que sobrava.”
Mas isso foi necessário para validar a ideia e ter um pouco mais de confiança que essa “loucura” poderia dar certo. E dos três rebeldes iniciais, somente dois, no momento, trabalham integralmente na causa, mas continuam todos sócios da empresa. Para compensar, funcionários e free-lancers foram contratados para reforçar a rebelião.
Porque a semente foi parar tão longe do pé…
A semente da empresa foi plantada durante uma viagem pelo Brasil, em terras baianas, como uma resolução de ano novo. O sonho, a loucura, a empresa só virou realidade em terras alemãs.
E o Disque 9 quis saber, teria sido diferente se a empresa tivesse que sobreviver no Brasil e não na Alemanha? Carlos acredita que sim!
Na Alemanha tivemos acesso muito rápido a investimentos de “business angels”, através de programas de aceleração de startups já consagrados no mercado. Seu contato com muitas startups brasileiras o fez perceber que no Brasil as empresas têm que gerar um giro de caixa muito mais cedo, já que este tipo de “early stage capital” é difícil de encontrar.
No caso da TripRebel, eles puderam investir em tecnologia e desenvolvimento muito mais rápido do que seria possível no Brasil.
A Alemanha, em geral, é hoje um hotspot de startups com Berlim na liderança, seguido de Hamburgo e Munique. Em relação a Berlim, Hamburgo oferece a vantagem de contar com as maiores empresas de mídia do país, ou seja, lugar ideal para desenvolver e divulgar startups no ramo B2C (dedicada a consumidores finais). Além disso, Hamburgo apoia startups locais com incentivos financeiros para desenvolvimentos de tecnologia. E a TripRebel tira um bom proveito disso, pois está recebendo mais de 100 mil Euros no decorrer deste ano.
Perrengues para movimentar o dia a dia
A TripRebel conseguiu entrar em um mercado dominado por tubarões. Quando questionado sobre as situações mais difíceis que encontraram até agora, Carlos diz que poderia nos contar mais de 100 situações complicadas pelas quais passaram.
Afinal, fundar uma startup, não importa aonde, está longe de ser um mar de rosas. A situação está mais perto de ser uma montanha-russa! E para a galera da TripRebel, estar à beira da falência é uma constante… Carlos diz que em um destes casos, receberam o financiamento quando tinham dinheiro suficiente para mais 2 dias de operação.
“Por motivos como este, já tivemos que demitir empregados muito talentosos que contratamos após muito esforço. É péssimo olhar na cara de alguém e dizer que não podemos manter a pessoa na empresa por razões puramente financeiras”.
O bom de passar por todos estes perrengues? “É saber que temos muitos momentos de euforia também… fechar uma parceria, ver o algoritmo funcionar pela primeira vez, receber apoio governamental, ser citado no New York Times… é muito louco!”, afirma o jovem rebelde com toda a euforia…
Hotelaria x TripRebel x Concorrentes
Ficamos curiosos em saber como a hotelaria enxerga a TripRebel e tivemos uma grande surpresa, pois Carlos nos contou que até agora só teve interações positivas com o trade hoteleiro.
“Recebemos quase que diariamente mensagens de diferentes hotéis interessados em serem listados no TripRebel. Eu, pessoalmente, tive conversas muito abertas com managers de várias redes hoteleiras de médio e grande porte.”
Mas é claro que existem pontos críticos, como o impacto do produto nos sistemas de gerenciamento de tarifas, mas em todos os casos fica claro que: o consumidor é quem manda, ou seja, ele demanda cada vez mais transparência e o melhor custo-benefício possível. “Remar contra a maré não é a melhor estratégia”, esta é a dica do Carlos! 😉
E com os concorrentes, como é o envolvimento? “Eu acredito, profundamente, que qualquer startup, em qualquer mercado, tem que ter um diálogo aberto com suas concorrentes. Por definição, uma startup tem o objetivo de desafiar empresas estabelecidas através de um produto inovador”. Carlos diz mais… “Quando se inova, não é necessário reinventar a roda, mas sim inovar na área que está causando o maior problema para o consumidor. O resto deve ser copiado sem dó nem pudor”! Para ele, o melhor é terceirizar o resto para seu competidor ou outra empresa do ramo e ficar focado no que agrega valor. No começo, como é difícil diferenciar estas duas áreas, é necessário aprender o máximo possível com seus competidores.
“O medo de ter sua idéia brilhante roubada por um competidor é bobagem. Empresas estabelecidas operam por inércia e só vão se mover em sua direção quando existirem indicadores concretos que o mercado está trocando o produto deles pelo seu. Normalmente, é tarde demais para compensar o tempo perdido”.
Falando do SXSW
Como adoramos o evento e ficamos antenados, não poderíamos deixar o SXSW fora da nossa pauta! Pelo que tudo indica e pelas exclamações que surgiram na conversa, estar presente no SXSW foi FANTÁSTICO!!! Foi a primeira oportunidade de apresentar a TripRebel nos Estados Unidos e a empresa foi muito bem recebida pela imprensa, plateia, startups e investidores.
Os triprebels tiveram uma agenda cheia de eventos de networking que culminou no lançamento do Startup Engine.
“Ainda estamos trabalhando com os contatos que fizemos no evento, mas tenho certeza que algum deles podem ser um divisor de águas na história da TripRebel”.
A participação foi estimulada pela Alemanha, que selecionou 10 startups para representar o país. Hamburgo tinha direito a 2 lugares e a TripRebel teve que passar por um processo seletivo pesado para garantir uma das vagas. Segundo Carlos, foram pitches e mais pitches na presença de um júri experiente até chegarem lá.
“Mas valeu a pena. Todos os custos, desde ingresso até custos de viagem foram cobertos pela cidade de Hamburgo. Além disso, fazer parte de delegação oficial nos abriu portas durante e depois do evento. Para completar o pacote, TripRebel foi parte do press release oficial do Governo Alemão durante o evento, recebendo uma cobertura excelente na imprensa local”. Nada mal, hein!? 😉
Já sabemos que o evento é incrível e Carlos também concorda conosco. O que mais o impressionou foi que, além de contatos planejados, acabou encontrando muita gente interessante completamente por acaso, durante festas ou happy-hours. Gostamos de bastidores…
“Em uma destas festas fiquei conhecendo um músico indiano que me apresentou para seus amigos. Coincidentemente, um destes amigos está no momento procurando parceiros para efetuar reservas de hotéis para sua empresa, com um volume de milhões e milhões de dólares. Claro que o papo foi muito além de uma ou duas cervejas”.
Não precisamos nem dizer que ficaram muito felizes em ganhar o Travel Track do SXSW Startup Engine…“porém, eu não estava contando com isso. Foi um reconhecimento muito legal pelo nosso trabalho!”.
Diferenciais TripRebel
Com certeza, startups e empresas estabelecidas no ramo de reserva de hotéis online não faltam. Carlos costuma explicar o diferencial deles com uma metáfora bem simples.
“Quando o consumidor entra na internet em busca de um hotel, sites como o Booking.com ou Trivago proporcionam a melhor oferta disponível no mercado no momento da busca. Ou seja, eles tiram uma foto do mercado. Mas como sabemos, mercados se movimentam constantemente, com preços subindo e descendo diariamente. Com a TripRebel, ao invés de somente tirar uma foto, fazemos um filme do mercado, proporcionando a melhor oferta disponível no mercado entre o momento da busca até o check-in no hotel”.
O que podemos esperar do futuro da TripRebel
Carlos espera o crescimento em escala para os próximos meses deste ano. Acabaram de fechar mais uma rodada de investimento e agora possuem o capital necessário para aumentar as campanhas de marketing. “E, quem sabe, em um futuro próximo faremos o roll-out no Brasil…”
Os rebeldes apaixonados…
Para se juntar a rebelião, o rebelde tem que ser um ávido viajante e estar motivado a ajudar amigos viajantes em seu planejamento de viagem… esse é o foco da TripRebel: travellers helping travellers!
“Apesar de toda tecnologia, somos dedicados a complementar a experiência do produto com um toque humano”.
Curiosos por vagas disponíveis? Vale uma espiadinha aqui se quiser se juntar à rebelião!