Entrevista – Tony D’Astolfo, o executivo à frente da PhoCusWright
Tony D’Astolfo é o CEO da PhoCusWright e também um “veterano no segmento de viagens e turismo”. O executivo, que planejar vir ao Brasil no próximo ano para o Fórum Panrotas, estava empolgado com o sucesso da PhoCusWright Conference e o grande número de pessoas participando pela primeira vez do evento.
Percepção Geral dos temas tratados na PhoCusWright Conference
O tema central do evento era a disrupção, ou estar fora da curva. Tony comenta que isso apareceu logo no começo com a palestra de Andrew Mason sobre o Detour, iniciativa que possui uma abordagem que é disruptiva para o setor.
Ele também destaca o painel “Mobile First” que apenas confirmou que os aparelhos móveis mudaram tudo e vão mudar ainda mais o segmento de viagens e turismo. Um sinal foi a fala do CEO do Expedia, Dara Khosrowshahi, que mencionou investimentos da OTA em um novo aplicativo para tablets.
Para Tony, o mercado chinês também é um ponto a ser analisado. Embora haja uma oportunidade de crescimento, ele acredita que empresas como TripAdvisor, Priceline e Kayak devem ter atenção na estratégia. As chinesas Qunar e Ctrip também apresentaram seus pontos de vista e mostraram que estarão defendendo suas posições neste mercado tão concorrido, por isso a necessidade de cautela ao investir.
Para mais tendências identificadas no evento, leia aqui o Ponto de Vista.
PhoCusWright em 2015
-Site novo
Para o próximo ano a PhocusWright irá lançar um novo website, completamente remodelado, Tony comenta: “redesenhamos tudo no site, do front ao back-end. E além do formato de entrega de relatórios em PDF, também vamos trabalhar com design responsivo e HTML 5” – desta maneira será possível acessar aos estudos de qualquer dispositivo. Um painel para manipulação de dados e uma melhora no sistema interno de busca também estão entre as novidades do novo site.
-Phocal Point
Junto com o lançamento do novo website será lançado o Phocal Point, um novo produto disponível para assinatura. A novidade é um grande banco de dados que vai agregar o que há disponível em diversas fontes – públicas, privadas, estruturadas, não estruturadas e também dados da própria PhoCusWright.
O CEO explica que os dados serão organizados e atualizados de maneira regular e serão disponibilizados para os assinantes de forma interativa, para que possa “criar sua própria inteligência”.
-Eventos
Tony confirma a próxima PhoCusWright Conference e convoca o público latino-americano para comparecer em novembro do ano que vem em Fort Lauderdale, Flórida. Acontecerá também, em maio de 2015, a segunda edição da PhoCusWright Conference Europe em Dublin.
Parceria com a Mapie: expectativas para o mercado brasileiro e chileno
O CEO se mostra otimista sobre o futuro: “Estamos muito contentes de ter um parceiro tão respeitado e conectado como a Mapie. Temos grandes planos para a América Latina, mas percebemos que precisávamos de um apoio na base e é isso que a equipe da Mapie está providenciando. Lançamos recentemente o estudo ‘Latin America Online Travel Overview’ e daqui para frente temos grandes planos para a região”.
Para encerrar, Tony D’Astolfo por ele mesmo:
Destino favorito: Londres. Morei lá e é sempre bom voltar.
Comida favorita: Italiana mas também adoro um bom hambúrguer.
Leitura de viagem favorita: Eu costumo ler não-ficção. O último que li foi a biografia de John Adams.
Como você busca e reservas suas viagens? Eu começo com metabuscadores e depois reservo diretamente nos sites das companhias aéreas e hotéis.
Você faz e lê resenhas? Não para os dois. Eu tenho uma boa rede de amigos que ouço e eles inspiram grande parte das minhas viagens.
A ideia mais legal de produto ou serviço do ano: OPhocal Point!
Uma palavra de inspiração: Minha favorita é uma citação de Winston Churchill que me inspira quando as coisas ficam difíceis: “Se você está atravessando o inferno, não pare”.