Gestão

Ponto de Vista – É hora de reconhecer o elefante na sala


Você está lendo: Ponto de Vista – É hora de reconhecer o elefante na sala

 

 

Toda mudança de paradigma gera desconforto, mesmo naquelas pessoas mais abertas e adaptadas ao ritmo de incerteza constante que vivemos hoje. Na atualidade, produtos e serviços são co-criados e construídos de maneira compartilhada, gerando benefícios para criador, criatura e para todos os usuários/clientes.

É ingênuo não reconhecer a força de novos competidores no mercado turístico que são exemplos máximos da economia compartilhada e que estão atuando de forma disruptiva, inovadora e com uma velocidade assustadora. São eles: Airbnb, Uber, Vayable e muitos outros.

Em muitas ocasiões, escutamos hoteleiros, taxistas e agentes de viagens dizendo que estas plataformas não oferecem o mesmo nível de qualidade, atendimento personalizado, segurança e padronização que os produtos tradicionais. Na prática, o que se tem visto que é bem diferente.

Há inúmeros casos de hotéis mal conservados, produtos desatualizados, com segurança comprometida, processos extremamente burocratizados e serviços pouco autênticos. Enquanto isso, o Airbnb amplia sua oferta de apartamentos que vão do luxo à rede na garagem de alguém, empresas surgem todos os dias oferecendo serviços de concierge, limpeza e amenities para anfitriões e todas as supostas vantagens hoteleiras caem por terra.

pontodevistaabr

Motoristas do Uber com carros modernos, limpos e cheirosos, com água e jornal para passageiros, enquanto muitos taxistas pensam que estão te dando uma carona e não te prestando um serviço. Guias de viagem com discursos ensaiados e empurrando visitas a lojas e locais em que ganham comissão, enquanto as visitas guiadas do Vayable são feitas por pessoas autênticas e que compartilham uma paixão e sua cidade com o visitante. Há sim o tema de regulamentação, impostos e etc; mas é sabido que a tendência vem antes e a legislação segue adaptando-se aos novos costumes. Portanto, é hora de reconhecer o elefante na sala e identificar formas reais de competir com estas novas forças. Justificar não serve mais. Para estimular a reflexão, seguem algumas sugestões iniciais:

1) Autenticidade: invista no que é real, genuíno e autêntico. Aproxime-se dos vizinhos da região e faça parcerias para oferecer no seu negócio o que eles têm de melhor.

2) O Airbnb não tem lobby: faça com que o seu se transforme em um hub de conexão, relaxado e prático. Unifique a área de estar com a área de A&B, invista em lounges e espaços de trabalho e relaxamento, coloque tomadas por todas as partes e ofereça internet de altíssima velocidade e gratuita. Faça com que este espaço seja um ponto de encontro, leve e agradável.

Invista num conceito e construa um cenário: qual é a sua personalidade? o que te faz único? como você vende esta imagem? como ela se traduz no design e nos serviços? Está na hora de ter identidade clara e fazê-la realidade. Lembrando que os hotéis pensados para Millennials serão o padrão em poucos anos.

3) Quebre os paradigmas eternos: e por que não oferecer o check in na hora que o apartamento estiver disponível? Deixe o hóspede sair na hora que ele quiser, se tiver condições. Ofereça uma política de apartamento sempre pronto para os hóspedes fidelizados. É bem mais fácil do que parece.

4) Questione seu status quo: sempre, mesmo que seja para decidir ficar como está. Só não deixe de acompanhar o que está acontecendo no comportamento de consumo em todas as partes. Elas irão afetar seu negócio, quer você queira, quer não!

*Esse post foi publicado originalmente no blog Mapeando – PanHotéis.