Gestão

PONTO DE VISTA – A maravilhosa experiência de viajar com crianças!


Você está lendo: PONTO DE VISTA – A maravilhosa experiência de viajar com crianças!

Por Sut-Mie Guibert, blogueira do Viajando com Pimpolhos. Mãe de Nina e Clara, que com 5 anos, já passou por 11 países.

Sempre me fazem perguntas sobre como viajar com crianças! É difícil dar uma resposta específica, até porque cada família tem o seu estilo, sua mecânica e o que serve para uns nem sempre serve para outros, mas algumas coisas facilitam, claro!

Alguns destinos são extremamente kids friendly e não estou falando somente de Disney e de resorts. Falo também de países e lugares que tem atrativos e estrutura para crianças: Canadá, Europa… Acabamos de voltar de 15 dias de férias no Hawaii, onde nos divertimos com duas crianças de 2 e 5 anos! Aí está um lugar extremamente acolhedor para as famílias! Praias que sempre são convidativas para crianças, ainda mais quando são calminhas e com água transparente. As meninas viram bichos, tartarugas marinhas, focas, pássaros, peixes, praias, cachoeiras. A mais velha fez snorkel com o pai. Vimos dança de Hula Hula…compramos colares de flores, andamos de avião, carro, helicoptero… foi uma delícia!

Detalhes que ajudam um destino a ser kids friendly: hotéis com estruturas familiares (berços, parquinhos, piscinas infantis), restaurantes com menus (e quantidades) para crianças, atrativos interessantes para crianças (museus para crianças ou que tenham alguma programação pensada para eles. Até o Museu du Louvre tem passeios para as crianças e divididos por idades), parques, programações ao ar livre. Mas nem sempre tudo precisa ser tão elaborado e isso é que é interessante com crianças: tudo as satisfaz, elas tem um olhar puro, são curiosas e tudo as interessa. É só saber envolvê-las! Um simples passeio no calçadão, uma brincadeira com bola em um parque…a descoberta de um monumento, de uma estátua…

Viajar com crianças requer um pouco mais de organização, como estudar mais sobre o destino, descobrir pontos de interesse para crianças (que sempre existem, já que há crianças no mundo todo), baixar o nível de expectativa…viajar com crianças requer se adaptar ao ritmo delas também, mas quanto mais cedo se começa, melhor vai ficando, porque elas também vão se acostumando. Ter atenção com detalhes como documentos da criança, uma farmacinha básica com os seus remédios habituais, alguns brinquedos e pontos de referência como algum livro, boneca preferida, e itens inesquecíveis como naninha, mamadeira, chupeta (já tivemos que comprar chupeta na primeira farmácia porque havíamos esquecido esse item importantíssimo – e corremos o risco da filha não se adaptar, mas ainda bem deu tudo certo). Há que se ter um jogo de cintura, mas como em qualquer viagem, mesmo se ela acontecesse somente entre adultos e amigos, por exemplo! Eu digo que às vezes é até mais fácil viajar com crianças do que com adultos onde cada um quer fazer uma coisa diferente…as crianças pelo menos seguem e acompanham! 😉

E é muito bom ver o encantamento delas pelas coisas, fazê-las descobrir o mundo, conhecer outras culturas, línguas, comidas…além do fato de conviver em família 24h, um tempo precioso que não acontece no dia a dia normal!

Pode até dar algum trabalho (ninguém disse que ter filhos seria fácil), mas é muito especial! São experiências e lembranças para a vida toda!

viajar com crianças