Gestão

Protagonista – Cláudia Marino


Você está lendo: Protagonista – Cláudia Marino

A série “Protagonista”, em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias, retorna neste ano. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença, que você poderá acompanhar mensalmente agora!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

***

A história deste mês é de Cláudia Marino, que deixou amigos assustados com a sua escolha profissional, já venceu concurso promovido pela Leading Hotels of the World e hoje vive o mundo Fasano da hotelaria.

Protagonista082015

Trajetória

Quando Cláudia cursava o 2º ano de Administração de Empresas no Mackenzie, seu pai começou a trabalhar como Diretor de RH na Rede Tropical de Hotéis. Ele foi o responsável pelo encontro de Cláudia com o mundo mágico da Hotelaria.

Foi nesse momento que ela decidiu cursar Hotelaria no SENAC e estudar inglês na Faculdade de Cornell, nos EUA.

Foi lá em terras americanas que conheceu a operação do Statler Hotel, o hotel escola da universidade, e quando voltou para o Brasil, estava certa de que queria se tornar hoteleira.

Nessa época, seus amigos do curso de administração ficaram assustados e um tanto quanto indignados com a decisão de Cláudia. Pois na hotelaria, tinha que trabalhar aos finais de semana e feriados.

“Mas estava tão decidida a ir em frente que nunca me arrependi dessa escolha. Sou totalmente realizada profissionalmente”.

Apesar de viver o mundo hoteleiro, Cláudia se formou nos dois cursos!

Oportunidade

Desde que optou pela hotelaria, Cláudia teve diversas oportunidades.

Em 2006, participou de um concurso pelo Fasano São Paulo e promovido pela Leading Hotels of the World.

O Gerente Geral deveria escolher um colaborador que escrevesse um texto sobre a relação entre colaborador motivado e treinado e hóspede satisfeito e fiel. O prêmio contemplava um curso de uma semana na Faculdade de Niagara e um estágio de 40 dias em um Hotel em Barcelona.

“Felizmente fui escolhida (na época eu trabalhava como Gerente de Recepção) em meio a aproximadamente 200 hotéis participantes. Fiz o curso nos EUA e o estágio na Espanha”. Nada mal, hein?

Além disso, teve a oportunidade de participar de três implantações de Hotéis Fasano: Fasano Boa Vista, Fasano Rio de Janeiro e Fasano Las Piedras, no Uruguai.

Mudanças e Descobertas

Cláudia também é daquelas que afirma que trabalhar com hotelaria é bastante intenso.

Além de estar “no ar” 24 horas/7 dias por semana, trabalhar com pessoas o tempo todo, fez com que aprendesse a lidar com diferentes expectativas, diferentes sonhos e diferentes necessidades – tanto de hóspedes quanto de colaboradores.

“Temos uma responsabilidade enorme, pois cuidamos de muitas vidas. Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que meus colaboradores me tornam uma líder muito realizada. Com eles aprendo muito e me torno uma profissional e uma pessoa melhor a cada dia”.

IMG_0319

IMG_0064Depois que começou a trabalhar em Hotelaria, Cláudia passou a “servir” todo o tempo e a estar mais disponível para o outro, passou a se “doar” mais.

Ah, Eu te amo!

O amor pela hotelaria foi descoberto bem no início da sua carreira, aos 20 anos, quando Cláudia era recepcionista.

“É muito interessante lidar com diferentes perfis do mundo todo. Depois que me tornei Gerente e passei a cuidar da minha equipe, fiquei mais encantada, pois percebi que além de ser responsável pelos hóspedes, deveria cuidar, valorizar e entender aqueles que também cuidam dos hóspedes. Isso é muito gratificante”.

Ahh, mas segundo pesquisas internas do Disque9, não é só a hotelaria que ocupa um lugar especial no coração da Cláudia. IMG_0160Há enormes vestígios de que os cachorros também ganham um pouco do seu amor! 😉

Gratidão

Cláudia será eternamente grata aos seus líderes, que acreditarem nela e a incentivaram a seguir em frente.

“Sempre falo: não basta fazermos um bom trabalho se não tivermos alguém que acompanhe nosso desenvolvimento”. FullSizeRender

Mas seus pais também levam uma parcela desta gratidão, porque sempre estiveram ao lado de Cláudia em momentos complicados.

“Deixei de estar presente em muitos eventos familiares por conta do trabalho”. Mais uma vez a história se repete… Hotelaria não tem final de semana e nem feriado… 😉

Seus pais moram hoje em Campos do Jordão e passar os finais de semana ao lado deles é um presente para Cláudia.

“Depois de alguns anos, consigo folgar aos finais de semana” 😛

 

 

Futuro

Ser Gerente Geral do Hotel Fasano São Paulo é o grande desafio profissional que Cláudia vive nesse momento.

Mesmo assim, ela tem muita vontade de ter uma experiência na hotelaria fora do Brasil. E pelo que tudo indica, este momento deve ocorrer em breve com a abertura dos Hotéis Fasano nos Estados Unidos.

Cláudia assume: “ Estou confiante”!

Curto e não curto

Cláudia confessa que existem pouquíssimas coisas das quais não goste na hotelaria. “Sou apaixonada pelo que faço e tenho muito orgulho de onde trabalho”.

Mas sabe o que a deixa triste? Quando vê hóspedes maltratando funcionários. Para quem a conhece, sabe que este é o jeito Cláudia de ser, né? 🙂

Causos da hotelaria

Temos que concordar quando Cláudia diz que a hotelaria proporciona inúmeros casos interessantes. Ela mesma já passou por algumas situações das quais jamais pensou vivenciar.

Quando trabalhava no Fasano Rio, receberam uma celebridade internacional que pediu 350 fatias de pizza para que distribuíssem aos fãs “amontados” na frente do Hotel.

“O quão inusitado é ligar para uma pizzaria e pedir 350 pedaços de pizza? Absurdamente inusitado”!

Mas arrumaram os pedaços de pizza e 5 gerentes ficaram na frente do hotel às 17 horas, distribuindo pizza e água para as pessoas.

Final da história? Lógico que não. No dia seguinte, a mesma hóspede pediu para que 350 hambúrgueres, batatas e refrigerante fossem distribuídos para os fãs que ainda continuavam na porta do hotel.

Não descobrimos o nome da figura, mas sabemos que é mulher e que seus fãs seguidores sempre garantem um lanchinho! 😉

Em poucas palavras…

Idade: 39 anos

Cidade Natal: São Paulo

Uma inspiração: Estar com a minha família é inspirador. Viajar e conhecer lugares e hotéis novos (não consigo viajar e não conhecer diferentes hotéis) também me inspira muito! IMG_0402

Destino favorito: Sem dúvida, Nova Iorque.

Livro favorito: O Monge e o Executivo

Tá faltando na hotelaria: Acredito que precisamos de mais pessoas que gostem de servir e façam isso de forma genuína. Vejo que o ser humano está cada vez mais egoísta e, para sermos hoteleiros, precisamos olhar menos para nós e mais para os outros.

Hospitalidade é: Servir de forma genuína.