Cadeira sustentável é feita de resíduos da pesca e da agricultura norueguesa
O estúdio Snøhetta está trabalhando em direção a uma economia mais circular, com foco na experiência dos clientes, sem deixar de se preocupar com o meio ambiente. Já falamos dele em dois outros projetos lindíssimos e super sustentáveis da Noruega: o mais belo planetário do mundo e o hotel que produz um impacto mínimo no ecossistema do fiorde que está localizado.
O seu projeto mais recente é o design de cadeira desenvolvida a partir do plástico e do aço retirado das indústrias de piscicultura e agrícola do norte da Noruega. A cadeira, chamada de S-1500, apresenta um corpo feito inteiramente de plástico descartado e uma subestrutura feita de aço reaproveitado.
Essas empresas fornecem redes de pesca descartadas, cabos e canos que sobraram de suas operações, que são processados e moídos em uma substância granulada que pode ser injetada em um molde. Em vez de buscar plástico nunca utilizado do outro lado do mundo, a capacidade de obter plástico reciclado de alta qualidade das empresas vizinhas criou uma situação vantajosa para todos.
Além de permitir que os designers trabalhem com diferentes padrões de superfície e texturas, a técnica de moldagem por injeção também elimina a necessidade de qualquer trabalho suplementar, uma vez que a cadeira tenha sido produzida.
Snøhetta espera que a utilização de resíduos plásticos de empresas locais não contribua apenas para a construção de uma economia circular, mas também encoraje os consumidores a verem os resíduos como um recurso valioso em vez de material descartado.
Apesar de ser feita de plástico reciclado, a aparência raiada da superfície fosca e verde-escura da cadeira confere-lhe uma semelhança com o mármore. Seu projeto destina-se ao uso em instituições públicas, como escolas e escritórios. No entanto, devido ao seu design moderno e fundo ecológico, os designers esperam vê-la também nas casas particulares e em outros ambientes mais sociais.
A cadeira está em exibição durante a Stockholm Design Week, a feira de móveis da cidade que acontece de 5 a 9 de fevereiro.