Balsa elétrica autônoma está em teste na Noruega
A primeira balsa elétrica e autônoma do mundo está sendo testada na Noruega, desenvolvida com o objetivo de acabar com a necessidade de construir pontes para transportar pessoas pelos muitos rios e canais do país.
O veículo foi criado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e foi apelidado de “autoferry”. Uma versão de pequena escala está sendo testada transportando pessoas e bicicletas pelo canal da cidade de Trondheim.
A jornada experimental da balsa leva apenas 60 segundos, mas isso poupa os pedestres de uma caminhada de 15 minutos. Os passageiros podem solicitar a balsa através de um botão, assim como fazem com um elevador.
O barco autônomo possui quatro sensores diferentes, incluindo radar e câmeras para ajudar a evitar colisões fluviais. A equipe também planeja ter sensores em terra para monitorar qualquer ponto cego.
O projeto em escala real será capaz de transportar cerca de 12 passageiros, juntamente com bicicletas e carrinhos de bebê. O navio elétrico carrega suas baterias no cais, enquanto os passageiros embarcam e desembarcam.
Os criadores da balsa esperam que balsas autônomas e livres de emissões como essa possam também ajudar a desenvolver regiões que não têm conexões com cidades e vilarejos devido à falta de infraestrutura. Eles também esperam tornar a tecnologia escalável, para que possa funcionar em longas distâncias e em áreas rurais.
Os pesquisadores também continuam a desenvolver a segurança cibernética para o projeto, para evitar a possibilidade de hackear a balsa. O ferry definitivo deve ser inaugurado em 2019.