Hospedagem

Projeto inspirado na cultura norueguesa usa a natureza para produzir energia sustentável


Você está lendo: Projeto inspirado na cultura norueguesa usa a natureza para produzir energia sustentável

O escritório de arquitetura norueguesa Snøhetta, responsável pelos projetos do hotel Arctic Bath e do Treehotel, apresentou o seu mais recente projeto: Svart.

Ele é um refúgio isolado imaginativo situado nas latitudes mais ao norte do planeta e em formato de círculo. Com isso, o hotel pretende produzir sua energia, aproveitando a beleza natural da paisagem circundante.

Inspirado pelo fiskehjell, estruturas de madeira usadas para secar peixe, localizado ao lado do rorbue, um tipo tradicional de casa sazonal usada por pescadores, a estrutura do hotel produz um impacto mínimo no ecossistema do fiorde que está localizado.

Uma vez construído, o novo hotel pretende reduzir o consumo anual de energia em aproximadamente 85% em comparação com outros hotéis de tamanho e acomodações semelhantes, usando uma combinação de painéis solares e hidroenergia. Aqueles que se perguntam sobre como um local tão frio poderia criar energia solar suficiente: Snøhetta ressalta as longas noites de verão do Ártico permitem uma produção solar anual que excede a quantidade de energia normalmente reunida nas regiões mais ao sul.

Os objetivos ambientais do projeto foram concebidos em parceria com o Arctic Adventure of Norway, uma organização de turismo sustentável que tem por objetivo tornar a paisagem intocada e pitoresca um destino ecológico.