Noruega terá o mais belo planetário do mundo
Há uma qualidade sobrenatural em parte do trabalho da empresa de arquitetura norueguesa Snøhetta que nos faz suspeitar que alguns de seus designers não são deste mundo. Já falamos de diversos projetos arrojados que eles fizeram, como o Svart – um refúgio isolado nas latitudes mais ao norte do planeta.
Em março, a empresa divulgou um novo projeto de seu deslumbrante planetário em Solobservtoriet – o maior observatório solar ao norte dos Alpes, localizado a 45 quilômetros ao norte de Oslo, na floresta de Harestua.
Inspirada na estrutura dos sistemas solares, este teatro celestial com 1500 m² comporta até 100 pessoas em seu interior, além de ter uma série de outros edifícios esféricos, conectados por passagens que serpenteiam pela floresta.
Por fora, a cúpula dourada central está rodeada de arbustos e é quase como se a superfície metálica da estrutura estivesse borbulhando do núcleo da Terra, alcançando as estrelas. O resto do complexo é composto de sete planetas que orbitam em torno deste sol central. As esferas têm um diâmetros diferentes, revestidas com materiais diferenciados, para representar superfícies planetárias exclusivas, sua suavidade ou rugosidade. Como todos têm tamanhos e alturas diferentes, o design cria a ilusão de que alguns desses edifícios acabaram de pousar e outros estão surgindo do solo. Cada uma é uma cabine independente dedicada a diferentes atividades educacionais e científicas.
Mas, a melhor parte: o menor planeta tem duas camas onde os visitantes podem passar uma noite olhando as estrelas reais.