Gestão

AirBubble: O playground que purifica o ar


Você está lendo: AirBubble: O playground que purifica o ar

Varsóvia é considerada uma das 50 cidades mais poluídas da Europa e pensando em agir ativamente para solucionar este problema brincando, literalmente, o estúdio de arquitetura EcoLogicStudio decidiu desenvolver o AirBubble, um playground que utiliza biotecnologia de algas para purificar o ar.

O EcoLogicStudio foi fundado em 2005 com o objetivo de alavancar o design sistêmico, um método definido pela combinação e integração do pensamento sistêmico, design computacional, biotecnologia e prototipagem.

Adaptando muita tecnologia para proporcionar um ar mais limpo às crianças, o estúdio desenvolveu uma estrutura com pilares de madeira, que formam um desenho cilíndrico, coberto por uma membrana de copolímero de etileno-tetrafluoroetileno para isolamento. 

Entre cada pilar, reatores de algas estão instalados. Um total de 52 biorreatores de vidro comportam 520 litros de culturas de algas verdes vivas, que são capazes de filtrar 200 litros por minuto de ar.

As algas nos biorreatores se alimentam essencialmente de moléculas poluentes e dióxido de carbono e, em troca, liberam oxigênio limpo para o ambiente. A energia é fornecida por uma combinação de energia solar e energia cinética emitida por crianças pulando e correndo enquanto brincam.

Há também um sistema integrado de monitoramento AirBubble que mede a poluição do ar urbano em tempo real. Os primeiros dados coletados em Maio de 2021 sugeriram que o AirBubble era capaz de absorver 97% do nitrogênio poluente do ar.

A experiência proposta pelo AirBubble servirá como um “laboratório urbano” nos próximos meses, estudando o papel da biotecnologia no combate à poluição do ar e, por sua vez, mitigando seu efeito na saúde infantil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 93% das crianças no mundo vivem em níveis considerados nocivos de poluição do ar, sendo 630 milhões delas menores de 5 anos. Até que os níveis de poluição sejam controlados de forma sustentável, a AirBubble servirá como um lembrete desta realidade iminente, além de servir de inspiração para espaços de entretenimento e turísticos.