Gastronomia

Garfos e facas feitos a partir de gases responsáveis pelo efeito estufa


Você está lendo: Garfos e facas feitos a partir de gases responsáveis pelo efeito estufa

Das 260 milhões de toneladas de plástico que o mundo produz todos os anos, cerca de 10% acabam no oceano, de acordo com um relatório do Greenpeace. Uma vez que o plástico entra na água, ele se torna um problema grave devido as suas características e propriedades: flutuabilidade, durabilidade, capacidade de se fragmentar em pedaços microscópicos e liberar toxinas na água do mar. 

É difícil evitar que o plástico chegue ao oceano, mas talvez, no futuro, isso não seja um problema se os plásticos forem biodegradáveis. Pensando em solucionar parte dos problemas causados pelos plásticos nos oceanos, a empresa de biotecnologia Newlight decidiu utilizar micróbios para transformar o metano, um potente gás do efeito estufa, em um novo material para produzir diversos itens de uso diário, entre eles: utensílios, bolsas e copos.

Os pesquisadores e idealizadores do projeto estavam interessados ​​em microrganismos oceânicos que poderiam consumir metano e CO2 como alimento, para replicar o processo, a Newlight instalou um tanque de aço inoxidável de 15 metros de altura em Huntington Beach, Califórnia, com 15.000 galões de água salgada e micróbios, com ar e metano para iniciar o processo.

A empresa experimentou transformar o material em diversos itens, desde móveis a embalagens, mas por enquanto, decidiu focar a produção em canudos e talheres, para que possam substituir os plásticos descartáveis de maior impacto. 

Os produtos, já disponíveis para pedido antecipado, são marcados com uma “data de carbono” para que os consumidores possam rastrear como o carbono daquele item se moveu durante o processo de produção.

A pandemia nos fez repensar sobre o uso de utensílios descartáveis, pois se tornaram – bastante! – necessários e em contrapartida, vivemos um momento de atenção com o meio ambiente. Os garfos e facas da Newlight se mostram bem adaptados ao momento em que vivemos, pois permitem que os utensílios sejam utilizados uma só vez, sem causar um grande impacto negativo ao planeta.