Ponto de Vista – Vamos repensar a Gestão de Pessoas juntos?
A indústria do turismo, conhecida por atrair pessoas com gosto por servir e habilidades relacionais, tem sido fonte de recrutamento para outras indústrias, para onde têm migrado muitos dos nossos profissionais.
Foi divulgado esta semana um estudo da Oxford Economics para o WTTC (World Travel and Tourism Council) feito em 46 países e que demonstrou o risco de redução significativa do volume de empregos no setor em razão da falta de talentos capacitados.
No Brasil, empresas hoteleiras grandes e pequenas sentem fortemente este impacto no dia a dia. Criamos novos conceitos, novos serviços e, muitas vezes, colocamos sua implantação em risco pois dependemos de pessoas com perfil específico e qualificação que já temos dificuldades de encontrar.
Passou da hora de agir! Precisamos reinventar nossas práticas de gestão de pessoas. Continuamos contratando pessoas com determinada escolaridade, fluência de idiomas e disponibilidade para aquele horário. Queremos contratar gente com atitude, com paixão por servir, com educação, com vontade de fazer parte.
Os profissionais querem trabalhar em empresas que façam sentido, que tenham propósitos alinhados ao seus, onde possam atuar com autonomia, se sentir dono, ter espaço para criar, sugerir, impactar no negócio. E mais: querem se divertir, querem fazer aquilo que tem dom, que fazem com naturalidade, onde se sentem ‘em fluxo’, como dizem muitos autores.
Queremos criar laboratórios de desenvolvimento, testar novas fontes e formas de recrutamento, co-construir com os profissionais como será a sua remuneração, seus benefícios, seus horários, entender suas principais motivações. Precisamos pensar de forma coletiva, encontrar novas soluções. Já atribuíram ao Einstein a definição de insanidade: “fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Vamos fazer diferente? Se a sua empresa quiser fazer parte deste movimento, escreva para a gente.
*Esse post foi publicado originalmente no blog Mapeando – PanHotéis.