Gestão

PONTO DE VISTA – … é porque a nossa região é diferente!


Você está lendo: PONTO DE VISTA – … é porque a nossa região é diferente!

Atender clientes por todo o país, em destinos dos mais variados, e a oportunidade de palestrar para grupos de empresários e profissionais da hotelaria, que vivem na pele o dia a dia dos desafios de manter colaboradores engajados e operações eficazes, permitem à equipe da Mapie vivenciar uma diversidade de realidades, com pelo menos uma semelhança indiscutível: todos afirmam que “aqui é diferente”.

Ouvimos repetidamente, seja em Pernambuco, no interior de Minas, no litoral do Rio de Janeiro ou no Rio Grande do Sul, que aquela realidade é especial, que as dificuldades lá são maiores e que não adianta trazer fórmulas prontas pois naquele lugar as coisas não funcionam da mesma forma. O mais curioso é que os problemas são muito mais semelhantes do que imaginam.

Entendemos que uma empresa é formada pela sua cultura e suas crenças, pelo tipo de gestão que lhe conduz, pelo formato de negócio que se propôs a ser e que, realmente, nenhuma empresa é igual à outra. Isto não invalida o fato que as organizações têm inúmeras semelhanças e que compartilhar informações com outras empresas do mesmo ramo e mercado podem trazer soluções coletivas que podem contribuir fortemente com os resultados dos negócios de ambos.

ponto-de-vista-e-porque-a-nossa-regiao-e-diferente

Durante os últimos anos estudamos diversas tendências de comportamento e entendemos um forte movimento de colaboração e construção conjunta de soluções para problemas específicos e, enquanto isto, continuamos vendo a hotelaria se movimentar sem força, com ações isoladas e pouco engajamento pelo segmento. Questões como a capacitação da mão de obra, o posicionamento sobre comissões para os intermediários, o custo de fornecimento de insumos para as pequenas operações, questões legais, soluções tecnológicas, entre tantas outras, podem impactar fortemente nos resultados de uma operação hoteleira e, nós acreditamos, podem ter soluções mais efetivas ao reunir forças de diferentes empresas. Enquanto isto, cada um cuida da sua estratégia e dos seus clientes, temas que concordamos que não devem ser compartilhados. :)

Vivemos um novo momento em que os movimentos não esperam pela atuação das entidades de classe, muitas desacreditadas e com pouca estrutura. O momento é de agir, de entender as necessidades – suas e da sua localidade – e começar a atuar. As coisas irão mudar pela força da sua participação, pela criatividade dos projetos, pela soma das forças com mais gente interessada em resolver aquele problema. E, ao contrário do que costumamos escutar por aí, as coisas aqui não são diferentes – estamos todos na mesma corrida de construir negócios sustentáveis e lucrativos e construir uma hotelaria diferente, forte e bem posicionada. Ou este não é o seu objetivo?

* Artigo publicado originalmente pela Mapie no blog Mapeando. Replicamos pois acreditamos nesta ideia!