Gestão

Protagonista – Fabrício Jorge


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Este ano iniciamos no Disque9 a série “Protagonista” em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

A história deste bimestre é de Fabrício Jorge de Moura e Silva que começou como steward e hoje é assistente de alimentos e bebidas do Atlante Plaza em Recife.

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TRAJETÓRIA

Fabrício diz que entrou na hotelaria por acaso, apesar de sempre ter sonhado com um trabalho em um hotel de grande porte. Quando estava como balconista de uma farmácia, soube que o estabelecimento iria fechar e então começou a distribuir currículos em vários hotéis da orla de Recife – um deles era o Mar Hotel.

Duas semanas depois, ele recebeu uma ligação para a vaga de “steward” e imediatamente aceitou participar do processo seletivo – mesmo sem ter ideia de quais atividades realizaria neste cargo. Ele foi aprovado, descobriu mais sobre sua futura função mas no meio do caminho, outra surpresa: a vaga foi remanejada do Mar Hotel para o Atlante Plaza (um outro hotel do grupo, padrão luxo). Perguntaram se ele aceitaria e Fabrício não pensou duas vezes! Ficou apaixonado pela grandeza do empreendimento e em 10 dias começou a trabalhar.

OPORTUNIDADE

A hotelaria proporcionou uma mudança de vida para Fabrício, ele construiu uma carreira de sucesso, estabilizou a vida financeira, adquiriu bens materiais e o mais importante: passou a acreditar em si mesmo.

Ele começou no Atlante Plaza em 2001 e com um ano e meio, sua dedicação e competência já foram reconhecidas e foi promovido para supervisor de steward e dois anos depois para chefe de steward. Em 2012 foi convidado para um novo desafio: ser chefe de steward corporativo trabalhando nos hotéis do Grupo Pontes (Atlante Plaza, Mar Hotel, Sumerville). Nesta função ele ficou por apenas 7 meses, pois logo foi promovido para Assistente de A&B “a promoção mais almejada da minha vida”.

Durante este período ele também pôde investir em sua educação ao realizar cursos técnicos na área de Alimentos & Bebidas e ingressar na faculdade de gastronomia.

MUDANÇA

Quando iniciou na hotelaria, tinha apenas 19 anos e muita coisa mudou nos 13 anos de hoteleiro. Fabrício diz que era muito imediatista, mas tudo isso mudou após aprendizados na vida pessoal e profissional.

Uma doença de seu filho o fez refletir sobre o quanto ele precisava se dedicar para alcançar uma carreira de sucesso. Este foi o impulso para que Fabrício fosse atrás de seus sonhos. Apesar das dificuldades enfrentadas, hoje seu filho “é um lindo homem de 15 anos, saudável e estudioso”.

O hoteleiro também comenta que com seu trabalho na hotelaria, além de acreditar mais em si mesmo, ele passou a valorizar mais as relações interpessoais e tornou-se uma pessoa mais comedida. E completa: “acredito mesmo que tudo é possível quando se deseja e acredita e que ser feliz é uma escolha e não uma oportunidade”.

AH, EU TE AMO!

Em que momento Fabrício percebeu que a hotelaria era sua grande paixão? Quando foi promovido para assistente de alimentos e bebidas e finalmente pôde deixar os bastidores e lidar diretamente com o cliente final. Ele ama estar em contato com o público!

GRATIDÃO

Neste anos de hotelaria muita gente ajudou Fabrício, mas ele faz questão de demonstrar sua gratidão ao seu antigo chef de cozinha, Luiz Carlos Mota. “Ele me deu a oportunidade de crescer e me ensinou a ser uma pessoa mais responsável e comprometida, a ter direção, foco e a ser um líder, mostrando os resultados das minhas decisões sobre a equipe, sendo elas boas ou ruins.”

FUTURO

Quando falamos de futuro, Fabrício é direto e determinado: “Quero me tornar gerente de alimentos e bebidas. Pretendo me especializar na área de gastronomia e desenvolver minhas habilidades nas áreas de finanças, gestão e liderança. Quero ser uma pessoa mais estrategista e ter uma visão mais ampla.”

CURTO E NÃO CURTO

O que Fabrício mais curte na hotelaria é possibilidade de solucionar desafios diários objetivando a satisfação do hóspede e a excelência.

Nem tudo são flores, e o que ele menos curte é ter que lidar com pessoas que não têm comprometimento com o trabalho (ninguém merece mesmo, não é?).

CAUSOS DA HOTELARIA

Quem é hoteleiro sempre tem uma boa história para contar, certo? Fabrício não é diferente e detalhou um de seus casos para o Disque9: “um fato que não esqueço, não aconteceu comigo, mas com um amigo hoteleiro que eu ajudava durante um jantar à la carte. Estávamos atendendo um grupo de 100 pessoas com um serviço de catering e entre o local do jantar e o hotel tinha mais ou menos 50km. As pessoas já haviam chegado e estavam aproveitando o coquetel.”

Até aí tudo bem, só que … “o caminhão que estava levando os alimentos atolou próximo ao local onde seria servido o jantar e tivemos que retirar metade dos garçons e cozinheiros, inclusive eu, para empurrar o caminhão. A outra metade ia levando os alimentos para a cozinha para que não houvesse atraso no jantar. Parecia uma procissão!”

E esta história tem mais detalhes: “Para retirar a estufa do caminhão foi quase uma missão impossível! A comida chegou bem na hora de ser servida, não dava nem para acreditar. O cliente nem imaginou naquele momento o que havia acontecido e os garçons acabaram trabalhando com metade das pernas sujas por causa da areia e barro do atolamento. O importante é que no final tudo deu certo e o cliente ficou satisfeito com o resultado de um trabalho em equipe”.

EM POUCAS PALAVRAS …

Idade: 34 anos

Cidade natal: Recife (PE)

Uma inspiração: Meu filho.

Destino favorito: ainda não tenho mas vou ter, quero conhecer muitos lugares ainda.

Livro favorito: O Monge e o Executivo de James Hunter.

Tá faltando na hotelaria… Pessoas qualificadas.

Hospitalidade é… acolher e se sentir acolhido.