Gestão

ENTREVISTA – Garrett Oliver: a autoridade da cerveja no mundo


Você está lendo: ENTREVISTA – Garrett Oliver: a autoridade da cerveja no mundo

Garrett Oliver é uma autoridade quando se trata de cerveja. O americano é um dos mais renomados mestres-cervejeiros do mundo e atua na Brooklyn Brewery desde 1994. Garrett já passou pelo Brasil no fim do ano passado e agradou ao fazer uma cerveja com caldo de cana! Confira a entrevista exclusiva que o Disque9 e a Nazdarovia fizeram com ele e saiba mais sobre sua carreira, opiniões em relação ao Brasil e outras novidades e tendências do mercado cervejeiro.

Descobrindo a paixão

Trabalhar com cerveja parece uma boa ocupação, não é? Pois saiba que Garrett começou a atuar no segmento muito antes do início da moda das cervejarias artesanais (e como ele mesmo diz: moda que veio para ficar!). A descoberta veio em 1983 quando viveu em Londres.

O que o levou à cidade não foi a cerveja, mas sim sua formação em cinema – ele era empresário de uma banda inglesa e após o trabalho ia com os amigos aos pubs londrinos. E foi lá que ele descobriu que a cerveja “não precisava ser sem sabor, mas poderia ser complexa, fascinante e maravilhosa!”.

O que uma boa cerveja deve ter? Garrett Oliver responde!

Ele cita como características mínimas: equilíbrio, estrutura e elegância e explica: “uma cerveja realmente boa é como uma história curta: te pega logo no começo, segura tua atenção, te entretém durante o enredo e termina de uma forma tão bonita que você deseja que fosse mais longa”. Uau, soa até como uma poesia, não é? Resumindo, é uma cerveja que mexe com seus sentidos.

Experiências em terras brasileiras  

Garrett está na contagem regressiva para o carnaval brasileiro: ele virá para o país em março e deseja conhecer a Bahia. Ele diz estar bem ansioso por esta experiência, mas acredita que seja difícil algum destino brasileiro conquistar seu coração mais do que Bombinhas (SC).

A primeira visita do cervejeiro ao Brasil aconteceu há 8 anos em virtude de um encontro com a família que fundou a Eisenbahn – amigos particulares de Garrett. Com a cervejaria, participou de diversos eventos em São Paulo, Rio e Blumenau.

Ano passado ele esteve no Brasil em uma parceria com a cervejaria mineira Wäls e participou da brassagem de uma cerveja que leva caldo de cana. Ele diz: “produzir a Saison de Caipira com a Wäls foi um dos melhores dias da minha carreira. Anos atrás eu tive a ideia de fazer uma cerveja com caldo de cana e foi incrível ver isso realmente acontecendo”. Nota-se que o Brasil está mesmo no coração de Garrett <3


garrett-oliver-entrevista
Feijoada vai bem com …

Cerveja! Mas qual é a melhor opção? Garrett responde que as brown ales e porters fazem um belo par com os sabores da carne de porco e do feijão.

 Moqueca, feijoada e uma das melhores refeições da vida de Garrett

Ele diz que gosta de feijoada, mas que sua paixão é a moqueca de camarão! E completa: “falando em boa comida, uma vez comi no Mocotó em São Paulo e foi uma das melhores refeições da minha vida!”.

 A melhor harmonização entre cerveja e comida

Queríamos saber a melhor combinação e o cervejeiro disse que seria impossível escolher apenas uma, afinal, segundo ele, já foram 900 jantares em 15 países! Ele recomenda harmonizar cerveja com massas, pois ainda que pareça inusitado fica muito bom! Como uma excelente combinação, ele sugere cervejas de estilo belgian dark ales de abadia com macarrão carbonara: “as pessoas ficam surpresas, pois fica ainda melhor com cerveja do que com vinho”.

Visitando a Brooklyn Brewery

Garrett reconhece que o turismo é importante para a cervejaria, visto que 2000 visitantes são recebidos semanalmente! Ele completa dizendo que sempre conhece muitos brasileiros e que quase sempre o público é internacional, “hoje a experiência de quem vem já é boa, mas nós queremos deixar ainda melhor! Logo faremos mudanças para aprimorar as visitas à Brooklyn Brewery”.

Expansão da marca

O cervejeiro diz que os brasileiros que conhecem a Brooklyn, provaram apenas algumas opções das existentes. São 25 tipos diferentes de cerveja e nem todas chegaram ao Brasil e ele gostaria que as pessoas conhecessem muito mais! Garrett fala que a empresa está trabalhando arduamente e aos poucos outras chegarão ao mercado brasileiro – já que nosso país é um importante mercado para a cervejaria. Humm, vamos esperar =)

Sobre a expansão mundial, as novidades são animadoras! A Brooklyn está empenhada na abertura de uma cervejaria em Estocolmo. A equipe já foi contratada e será treinada em Nova York, “todo o equipamento já chegou e a localização é linda e deverá abrir em Janeiro. Tem muito mais para acontecer, mas agora estou concentrado nisso. Será divertido!”.

Tendências para os próximos anos no mercado cervejeiro

“A tendência em qualquer lugar do mundo está longe de uma cerveja sem graça. A cerveja encorpada está com tudo, ainda que por muito tempo as pessoas tenham pensado que isso era apenas uma fase.” Segundo o entrevistado, é uma volta às origens e desta vez é permanente!

“O Brasil já teve uma cultura de cerveja diversificada e próspera. E os cervejeiros artesanais brasileiros estão trazendo de volta o sabor para a cerveja. Você verá mais e mais sabores e ingredientes nativos e no futuro as pessoas ao redor do mundo vão preparar cervejas ao ‘estilo brasileiro’. E isso não vai ser super cool?”

garrett-oliver-brooklyn-brewery

Visite o site da Brooklyn Brewery aqui.