PONTO DE VISTA – Não seja o chato da mídia social
A mídia social é muito democrática: suas ferramentas estão à disposição de qualquer um conectado à internet. É através delas que as pessoas conversam, compartilham opiniões com o mundo e interagem com a sua marca. Para as empresas, estar lá é indispensável, nem vamos discutir isso! Mas estar e ser só mais um, não muda muita coisa.
O consumidor é bombardeado todos os dias por muita novidade nos feeds das redes sociais. Para se destacar (como empresa) você deve ser mais interessante que as atualizações de amigos próximos ou que aquele meme engraçadíssimo da semana. Quando não é legal, você vai lá e dá unfollow ou bloqueia, né não? E se sua marca é dessas – meio chata – tenha certeza que você estará fora da lista de atualizações relevantes.
Toda essa introdução é para dizer que que tem muita marca chata por aí! E para falar a verdade, aqui no Brasil tá difícil encontrar meios de hospedagem com uma atuação digna de “favoritos”. É certo que quanto mais identificação o consumidor tiver com a marca, mais ele irá buscar você nos canais sociais.
E então … primeiro de tudo para amar e ser amado é o autoconhecimento, se sua marca não souber quem é, não vai rolar nem um flertezinho. Isso é importante para definir quem a empresa será na web, o tom que será usado nas conversas e até onde você pode ir quando for usar do humor para gerar conteúdo.
Não precisa ser engraçado 100% do tempo, mas lembre-se que as redes sociais são refúgios para os usuários. São aqueles 10 minutinhos que ele vai descansar a cabeça durante o trabalho. Seu post falando a troca de toalhas no hotel será totalmente ignorado, sorry.
Outra coisa importante é o timing. E na world wide web os segundos são mais rápidos: hoje você é bacana postando foto de girafa, mas logo depois vem outra onda. Estar ligado na “cultura de internet” pode parecer perda de tempo, mas é muito importante para entender o contexto de muita coisa hoje em dia. Veja aqui e aqui como o Mercure se beneficiou disso com bom senso e sem danificar sua imagem.
Lembre-se de ser visual! Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto é muito chato, “cansa a vista”. Infográficos e imagens originais vão atrair os olhos do seu cliente. Aposente aquele banco de imagens com fotos de famílias felizes dançando na praia e invista no que é real, como fotos dos próprios hóspedes “experienciando” seu serviço. Incentive o compartilhamento criando uma hashtag e recompense com pequenos mimos.
Ninguém quer falar sozinho, né? Se reclamações ou declarações de amor surgirem na página, faça o favor de responder. Amor correspondido é tudo de bom, porém o ódio precisa ser controlado. Responda à reclamação ali mesmo e tome providências. E outra coisa: se existe algum assunto delicado na relação, cuidado na abordagem! Aja com transparência, mas sem dar pano pra manga, sabe como?
Tire uns minutos para conhecer quem são as pessoas que curtem ou seguem a conta de sua empresa nas redes sociais. Faça um trabalho de detetive, conferindo a faixa etária e o que compartilham e curtem. Trabalhe a partir disso e deixe o amor (e o resultado) rolar 🙂
Alguns prints para te inspirar: