Gestão

Ponto de Vista – Balanço da Copa


Você está lendo: Ponto de Vista – Balanço da Copa

Já são 4 dias desde o fim da Copa do Mundo e hoje já conseguimos falar dela sem ficar tão triste. Grande parte dos brasileiros começou com duas certezas: o hexa e o caos. Ao contrário do que se imaginava, continuamos penta e momentos terrivelmente caóticos não foram vistos – algumas confusões isoladas, é verdade. Olhando de maneira superficial o balanço é positivo, já que o Brasil “é só elogios” por todo o mundo. Motivos para comemorar? Sim! Mas uma verdadeira conclusão sobre o legado da Copa só poderá ser feita ao longo dos anos.

Esqueça que a taça do mundo não é nossa e vamos analisar o que rolou de positivo e deve ficar para sempre:

Gol do Brasil

A Copa das Copas aconteceu no Brasil e até Joseph Blatter reconheceu quando afirmou que as próximas terão dificuldade para superar, considerando a qualidade apresentada em campo. Além disso, “gringos” e jornalistas elogiaram a hospitalidade do povo brasileiro e a organização como um todo. Os estádios e entorno apresentaram algumas falhas que foram corrigidas e não voltaram a acontecer. E 95% dos estrangeiros que passaram por aqui, querem voltar. Isso não é maravilhoso?!

Um povo feliz

Muitos estereótipos foram quebrados, (e não estamos falando somente sobre os estrangeiros descobrindo um Brasil civilizado), seleções europeias com jogadores mega carismáticos e nações tão apaixonadas por futebol quanto a nossa. A interação cultural que rolou com certeza é positiva para nosso país, faz abrir a mente e desperta a curiosidade.

Resposta rápida

Esta foi também a “Copa da Internet” e qualquer passo fora da linha virava assunto. Os bons hotéis trataram de treinar e preparar suas equipes para atender com eficiência e poucas foram as notícias contendo críticas e reclamações. Que este bom trabalho continue!

O Brasil segue amado por muita gente. E talvez este fosse o impulso que faltava para o complexo de vira-lata ser definitivamente abandonado! Agora é hora de correr atrás do país que queremos.

seleçãodisque9