Protagonista – Lilian Franco
A série “Protagonista”, em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias, retorna neste ano. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença, que você poderá acompanhar mensalmente agora!
Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br
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A história deste mês é de Lilian Franco que entrou na hotelaria por acaso e hoje atua como gerente geral no Hotel Pestana Curitiba, um dos hotéis mais importantes da capital paranaense.
Trajetória
Formada em Educação Física, Lilian atuou como professora durante 13 anos e já foi “dona e proprietária” de academia no Centro Empresarial de São Paulo por 10 anos. Eis que um certo dia, foi convidada a realizar a estruturação do Fitness Center e Spa do Renaissance SP Hotel e a empatia foi imediata.
Nos primeiros dois anos, nossa protagonista já estava envolvida em outros projetos do hotel, como operação do Cyber Café e Business Center, Guest Relations, multiplicação de treinamentos corporativos, chegando à gerência da recepção após 6 anos.
Percebendo que este era o caminho que queria para sua carreira, especializou-se em Gestão Hoteleira, com pós-graduação pela FAAP.
Em 2004, surgiu a primeira oportunidade como gerente geral, assumindo um projeto inovador e único, concebido deste o início para ser uma referência, o Unique Garden em Mairiporã/SP.
Com a Atlantica Hotels, deu seus passos seguintes, realizando a abertura do Radisson Aracaju em 2008 e gerenciando o Four Points Sheraton em Curitiba até 2013.
Neste mesmo ano, assumiu o desafio de reposicionar o Slavieiro Rockfeller Curitiba, quando em 2014 foi convidada para estar à frente do Pestana Curitiba.
Oportunidade
Ao longo de seus anos de trabalho, teve a oportunidade de conhecer realidades diversas, atravessou desafios históricos e conviveu com os maiores nomes do mercado hoteleiro.
Como morou um período na Suíça, Lilian teve a oportunidade de viajar e conhecer vários países da Europa e lá no velho continente, foi apresentada à hotelaria mais tradicional e também aos hotéis de vanguarda e conceituais.
No Brasil, ao participar da abertura do Renaissance SP Hotel (com todas as exigências de uma marca internacional), utilizou a sua experiência de vida a favor de um serviço de altíssimo padrão de qualidade. Para ela, foi isso que forjou a profissional que é hoje.
Uma das oportunidades mais ricas de sua vida e carreira, foi a possibilidade de viver e estruturar o Unique Garden com o idealizador do projeto. “Em nenhum outro lugar tive a possibilidade de criar algo tão inovador e dinâmico”, conta Lilian.
O convite para a Atlantica abriu um novo universo de aprendizado e aprimoramento, com importantes conquistas e reconhecimentos que a impulsionaram a assumir grandes desafios com garra e energia. E estes valores, ela carrega até hoje!
Mudanças e Descobertas
Antes de ser hoteleira, Lilian já adorava cuidar de gente e possuía grande facilidade para se comunicar e solucionar problemas. Com a entrada de hotelaria na sua vida, percebeu que estes talentos e valores faziam toda a diferença para as pessoas e que havia encontrado seu espaço no mundo.
“Tenho um grande amor pela Ed. Física, área que me possibilitou conhecer e me desenvolver na hotelaria, mas cuidar de pessoas, desenvolvendo seus talentos, e sentir a alegria dos hóspedes é o que me inspira”.
Ao longo de seus 17 anos de experiência, sente que a forma de encarar os desafios mudou sensivelmente. Diz-se ser muito crítica consigo mesma e querer sempre o melhor para ela e para o seu trabalho, atitudes que possibilitaram trazer resultados visíveis para os empreendimentos em que trabalhou, através de prêmios nacionais e internacionais. Reconhecimentos estes que a tornaram ainda mais exigente com padrões e qualidade.
Para quem a conhece, a princípio, acha que é muito durona, mas aprendeu ao longo desse caminho que a emoção faz parte de tudo. “Emociono-me com colaboradores, com hóspedes e com o que fazemos por eles…e tenho grandes amigos hoteleiros, amizades consolidadas exatamente por isso!”
Ah, Eu te amo!
Para Lilian, é difícil dizer o momento em que este amor pela hotelaria se tornou notável. No fundo, ela acha que sempre amou muito tudo isso. 🙂
No seu primeiro dia com a Marriott, sendo recebida pelo seu diretor e gerente geral, percebeu que era aquilo que queria para o resto de sua vida. E sabe o que fez a diferença para essa definição? A acolhida que recebeu. Esta é sua crença e tenta até hoje agir da mesma maneira com seus colaboradores e inspirar líderes a serem assim: memoráveis para suas equipes.
“Realizar algo de significativo para alguém, seja hóspede, seja colaborador, e transformar algo comum em extraordinário, são os valores que me fazem sentir que minha escolha pela hotelaria me completa como profissional e ser humano”.
Gratidão
Ah, a gratidão da Lilian se divide entre muitas pessoas. Sr. Christer Holtze, seu primeiro gerente geral, é modelo de gestão e conduta para a sua carreira. Foi ele que a mostrou que um líder de verdade conquista as pessoas e as inspira em fazer melhor todos os dias.
Eduardo Reple, seu diretor no Renaissance, é definido com um grande homem e um líder humano, seu espelho até hoje.
“Ele cuidava de pessoas e fazia questão que os momentos dedicados a elas fossem genuínos, sei que isso faz totalmente a diferença na vida de quem quer que trabalhe conosco”.
Futuro
Estar à frente de um grande hotel e saber que sua atuação pode ser determinante, é um desafio imenso.
Como meta pessoal, quer desenvolver novos talentos e apoiar a sua equipe para chegar a um lugar de destaque.
Curto e Não Curto
A hotelaria é parte de sua vida e não consegue imaginá-la sem viver essa rotina sem rotina. Lilian adora pensar que pode transformar a experiência das pessoas em algo memorável e emocionante. Esse é o combustível que a impulsiona!
E o que a Lilian não curte? Para ela a beleza está onde se quer vê-la e mesmo se esforçando, não conseguiu pensar em nada que a desagradasse no que faz.
“Acredito que isso seja por amar, verdadeiramente, minha vocação”.
Causos da hotelaria
Nestes tantos anos, são tantas as histórias que fica difícil escolher uma só. Mas como tem que escolher, Lilian resolveu relembrar o início de suas atividades como gerente de recepção, quando recebeu a comitiva do presidente norte-americano, Bill Clinton.
Momento de tensão relembrado quando o presidente quebra o protocolo e cumprimenta a todos antes de sua saída do hotel. Com tudo facilmente organizado e sua segurança mantida, a sua estada fecha com chave de ouro.
“Aprendi que o inusitado acontece, e estar bem preparado para esses momentos é crucial para o sucesso de qualquer bom trabalho. Além de tudo, ganhei um cumprimento especial do Presidente, uma grande honra e um enorme reconhecimento”.
Em poucas palavras…
Idade: 48 anos
Cidade natal: São Paulo
Uma inspiração: As pessoas
Destino favorito: Minha casa
Livro favorito: O Pequeno Príncipe – mesmo não sendo candidata a Miss 😉
Tá faltando na hotelaria … Tempo
Hospitalidade é …: Emocionar com pequenos gestos