Nova York expande conceito de fazenda urbana
A Sunset Park Farm, recém-inaugurada, é a terceira fazenda construída e operada pela Brooklyn Grange Farms – a principal empresa de agricultura de coberturas dos EUA. Eles administram três fazendas em telhados de Nova York, cultivando mais de 36 toneladas de produtos orgânicos por ano.
As fazendas urbanas ficam no topo de três prédios históricos e têm solo de 25 centímetros de profundidade. A terra não apenas ajuda as plantas a crescer, mas também absorve grandes quantidades de água que, de outra forma, fluiriam para os esgotos da cidade. Isso é importante porque as estações de tratamento de água de Nova York podem ficar inundadas com muita chuva, causando o vazamento de esgoto nos rios Hudson e East.
As fazendas fornecem vegetais frescos e ervas para restaurantes e moradores locais, além de participar de feiras semanais. Os locais também são bastante procurados para realização de eventos, como casamentos e programas educacionais.
Os telhados verdes também evitam que o calor irradie dos edifícios, auxiliando a manter a cidade fresca ao economizar energia. O composto utilizado para nutrir o solo é criado a partir de resíduos de alimentos, reciclando os excessos.
Além das fazendas, o Brooklyn Grange também fornece serviços de consultoria e instalação de coberturas verdes para clientes em todo o mundo e trabalha com organizações sem fins lucrativos para educar outras pessoas sobre agricultura sustentável.
Este ano, Nova York aprovou a Lei de Mobilização Climática, que exige telhados verdes ou painéis solares em todos os novos empreendimentos e nas principais reformas de grandes edifícios. No futuro, mais projetos como esse, incluindo fazendas menores e jardins selvagens, poderão ajudar a tornar a vida agrícola e urbana muito mais sustentável.