Projeto em Roterdã cria fazendas urbanas flutuantes
A estrutura modular pode ser facilmente estendida em altura e largura e o projeto-piloto será entregue à cidade até o final do ano
Imagine uma área específica, numa das mais importantes cidades portuárias europeias, com plataformas flutuantes de vários andares e capaz de abastecer a cidade com produtos frescos e locais.
A fazenda urbana flutuante é um projeto capaz de satisfazer as necessidades alimentares das grandes cidades, pois pode fornecer leite, queijo, manteiga e iogurte muito frescos, além de variados tipos de vegetais, todos produzidos no local.
A plataforma também será autossuficiente e ecologicamente correta, isso significa que são utilizados painéis solares e turbinas eólicas para manter o sistema, além de reutilização de toda a água da chuva. A urina das vacas não será descartada, mas purificada para irrigar a grama dos campos flutuantes e até mesmo o estrume será recuperado e utilizado. Em resumo, um exemplo perfeito de economia circular que já está abrindo o caminho para novas iniciativas.
Criado pela Beladon, empresa especializada em construções flutuantes, o projeto tem colaboração do instituto holandês de agricultura de alimentos Courage e o Uit Je Eigen Stad, que gerencia fazendas urbanas em Roterdã.