Estudantes desenvolvem carro elétrico mais rápido e de maior alcance
Estudantes da Universidade de Cambridge criaram um veículo elétrico movido a energia solar que pode viajar de Londres a Edimburgo com uma única carga. A bateria tem o dobro do alcance de um Tesla e é um quarto do tamanho.
A entidade Cambridge University Eco Racing trabalhou com os principais especialistas das áreas relacionadas para criar o carro elétrico mais eficiente do Reino Unido. Isso permitiu que eles criassem um carro, chamado Helia, que maximizasse a qualidade do passeio e reduzisse o peso.
Por exemplo, foi usado fibra de carbono para fazer o chassi e a carroçaria do veículo, isso os torna mais leves que os modelos anteriores. Além disso, as baterias aprimoradas armazenam a energia excedente.
Essas mudanças significam que Helia pode viajar mais tempo entre as cargas. Ele também usa energia com mais eficiência, pois o carro pode viajar 80 quilômetros por hora usando a mesma quantidade de energia necessária para aquecer uma chaleira elétrica. Pode atingir velocidades de autoestrada e viajar 900 quilômetros com uma única carga sem usar as células solares.
Os veículos movidos a energia solar têm se esforçado para se tornar um carro de consumo viável porque, por várias razões, incluindo o peso, o tamanho das baterias solares e a distância que podem percorrer eram um empecilho relevante até o momento. As inovações nas células da bateria estão mudando isso, no entanto. A Toyota e a Lightyear estão desenvolvendo veículos movidos a energia solar para o mercado comercial e Helia tem potencial para impulsionar o mercado ainda mais.