Supermercado tem happy hour para reduzir desperdício de alimentos
Uma cadeia de supermercados finlandesa instituiu um “happy hour” para alimentos. Às 21h, as lojas reduzem os preços dos alimentos em até 60% para centenas de itens que devem expirar à meia-noite. A iniciativa faz parte de uma campanha para reduzir o desperdício de alimentos.
Além de potencialmente reduzir o desperdício de alimentos, a iniciativa também pode ajudar a atrair novos clientes e ajudar os que têm um orçamento apertado a se alimentarem melhor, oferecendo uma variedade maior de alimentos com desconto.
O programa ajuda o S-Market a vender alimentos que, de outra forma, precisariam ser destruídos ou distribuídos. Ao vender com 60% de desconto, não há lucro para o mercado, mas existe um ganho de propósito e de sustentabilidade.
Além do S-market, várias outras organizações também estão tentando maneiras inovadoras de reduzir o desperdício de alimentos, pois este assunto se tornou uma questão importante em sustentabilidade.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano são desperdiçados. Tomados em conjunto, este alimento desperdiçado vale cerca de €615 bilhões. Também representa uma enorme quantidade de emissões de gases de efeito estufa desperdiçadas no cultivo, embalagem e transporte de alimentos que nunca são consumidos.