Gestão

Protagonista – Ana Luiza Masagão


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A série “Protagonista”, em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias, continua em 2015. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença, que você poderá acompanhar mensalmente agora!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

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A história deste mês é de Ana Luiza Masagão, que já passou por diversas redes e possui vários mentores e inspirações na área. Graças ao seu pai, decidiu por esta carreira e hoje é Diretora de Experiência de Marketing e Vendas do Grupo Rio Quente.

AnaMasagao

Trajetória

Seu contato com a hotelaria começou de uma forma diferente.

“Meu pai era advogado imobiliário, com muitos clientes construtores. Um deles trouxe um empreendimento de time share para o Brasil, há mais de 30 anos. Ele se encantou com a indústria e foi se especializando; depois vieram os condo-hotéis, muitas redes precisando de assessoria”.

Como entusiasta da hotelaria, seu pai apresentou esse universo a Ana e foi um grande incentivador de sua carreira.

“Fiquei na dúvida entre administração de empresas e hotelaria. Passei em várias faculdades de administração ao mesmo tempo em que entrei no Senac. Ele me incentivou a fazer Senac e aqui estou eu”.

Valeu Sr. Pai da Ana! 😉 ProtagonistaAna01

Oportunidade

Ana viajou para diversos lugares e teve contato com muitas culturas. Conheceu muita gente (ela adora gente!).

“Por estar na área de vendas & marketing há 15 anos, pude visitar inúmeras cidades americanas a trabalho (NY, Washington, Las Vegas, Los Angeles, Miami, Orlando, Houston, Denver, Boston, etc). Visitei países europeus (França, Espanha, Inglaterra, Alemanha) e estive até no Egito”!

Embora ela já conhecesse alguns lugares, disse que ir a trabalho dá um outro olhar, uma outra perspectiva, uma outra vivência.

Nossa entrevistada trabalhou muitos anos em uma grande rede americana, que investe muito na formação de pessoas. Por causa disso, participou de inúmeros cursos de desenvolvimento de liderança, comunicação, gestão do tempo, administração de negócios, vendas, marketing, ecommerce, com pessoas do mundo todo, o que promoveu uma troca cultural incrível.

Mudanças e Descobertas

ProtagonistaAna03Ana diz que toda a bagagem e desenvolvimento que adquiriu em sua trajetória, a fez crescer e mudar seus conceitos; a ser mais tolerante e ter mais empatia, o que a ajuda muito na liderança de pessoas. Escutar ativamente, dar oportunidades, aprender com erros. Admirar muito quem erra e tem a humildade e capacidade de admitir seu erro, aprendendo com o mesmo; admirar até mais do que aquele que somente acerta. Que cada um tem um talento e que isso deve ser valorizado e utilizado a favor da organização e do crescimento do indivíduo; que um time vencedor é feito de diferentes talentos diversos e somados corretamente. Muitas descobertas, hein? 🙂

Acima de tudo, Ana aprendeu que o mais importante é ter a humildade de saber que não sabemos tudo, que sempre temos algo a aprender com os outros.

“Com quase 20 anos de carreira, chegando na liderança da área de vendas & marketing de uma organização de relevância na indústria como é o Grupo Rio Quente, estou aprendendo tanto quanto (ou mais) aprendia no início da minha carreira. Estou em um mundo novo, em uma nova forma de gestão, em uma empresa que chegou até aqui como um case de sucesso de uma forma muito diferente das empresas por onde passei e isso é muito enriquecedor; estamos nos completando”.

ProtagonistaAna05

Ah, Eu te amo!

Ana percebe que ama muito tudo isso cada vez que está dentro de um lobby de hotel, sentindo sua pulsação.

“Quando relançamos a marca Renaissance, com a inauguração do novo lobby do Renaissance São Paulo Hotel, foi um momento único, em que eu me senti no lugar certo no universo. Mas de verdade, eu sinto algo muito diferente dentro de mim cada vez que entro no hotel onde trabalho”.

Ela é daquelas que adora trabalhar dentro de hotel e confessa que é disso que sente mais falta trabalhando na área corporativa, no escritório.

Gratidão

Ana conta que chegou onde chegou através de muita dedicação, vontade de aprender com os outros, dando muitas cabeçadas e aproveitando as oportunidades que ela teve de fazer acontecer. ProtagonistaAna02

Em muitos casos, assumiu posições sem ter a posição de fato e isso a fez aprender e a preparou melhor para a oportunidade real, quando ela existiu.

Na sua trajetória, teve a sorte também de ter grandes mentores e na sua lista de agradecimentos vários nomes foram citados. Vamos lá:

– Meu primeiro chefe, Jens Kyed, Gerente de Banquetes do então Gran Meliá São Paulo, que me fez “ralar” muito e me ensinou tudo o que sei de atendimento e foco nas necessidades do cliente;

– Elizabeth Wada, na época Diretora de Vendas & Marketing da Meliá Brasil, que viu em mim um potencial para vendas & marketing (potencial esse que eu desconhecia) e me trouxe para a área;

– Alex Fiz, VP de Vendas & Marketing para América Latina da Marriott, que também me fez “ralar” bastante, me desafiou muito, me deu muitas novas oportunidades nessa empresa que foi a grande propulsora de minha carreira (empresa essa que sempre admirarei e na qual tenho muito orgulho de ter trabalhado quase 10 anos);

– Thierry Guillot, hoje Diretor Geral do Grand Hyatt Mexico City, que me mostrou como ser um líder focado em resultados, mas olhando primeiro para o ser humano, com muito respeito, entendendo que, acima de tudo, o que fazemos toca a todos que encontramos.

Hoje, Ana diz que tem aprendido muito a ser arrojada e inovadora com o Francisco Costa Neto, CEO do Grupo Rio Quente.

“Ter um líder inspirador, a essa altura da carreira, é um privilégio”.

E, por fim, porém não menos importante, Gonzalo Aguilar, Area VP da Marriott Eastern Europe que, enquanto Country Manager da Marriott no Brasil, foi seu grande mentor, quase um guru.

“Foi ele quem me ensinou a ser uma líder de negócios, com visão de futuro, macro, estratégica, que me fez crescer, amadurecer e que acreditou no meu potencial e me deu a maior oportunidade de minha carreira quando eu estava no meu sétimo mês de gravidez. Ao Gonzalo eu serei eternamente grata”.

Ela finaliza: “Sou o que sou um pouco graças a mim, mas muito a eles”.

Futuro

Após quase 20 anos de carreira, Ana vive uma de suas fases mais desafiadoras.

“Na indústria de turismo de lazer e entretenimento, tocando uma operadora, tudo muito novo para mim, passando por um cenário de crise econômica e com a missão de dobrar o valor da empresa até 2020”.

Eles têm um grande road map estabelecido e terão que cumpri-lo com alta performance, buscando o aperfeiçoamento constante e fazendo sempre melhor.

Concordamos com ela: “Haja desafio”!

Curto e não curto

De tudo isso, o que Ana mais gosta é o contato com pessoas diferentes, com culturas diferentes e o dinamismo de cada dia ser um dia, de nada se repetir!

E o que Ana não curte? Fica a pergunta no ar!

Causos da hotelaria

Hum…. com quase 20 anos de carreira e conhecendo a hotelaria como nós conhecemos, provavelmente Ana tenha passado por algumas situações interessantes.

Mas, infelizmente, essa resposta ela ficou nos devendo! 🙁   E nós ficaremos morrendo de curiosidade…

Em poucas palavras…

Idade: 40 anosProtagonista04

Cidade natal: São Paulo

Uma inspiração: Meu pai, pela forma de encarar a vida

Destino favorito: Paris, sempre

Livro favorito: Brumas de Avalon

Tá faltando na hotelaria: Sinergia, visão de longo prazo

Hospitalidade é … colocar o outro em primeiro lugar