Gestão

ENTREVISTA – Jayme Canet da Deville: Investindo em gestão


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Este mês o Disque9 entrevistou Jayme Canet Neto, o presidente da Deville. Ele se destaca no mercado, por ser mais do que um executivo, é reconhecido como um grande hoteleiro nacional. Hoje, a rede de hotéis vive um bom momento, porém os últimos anos foram intensos, com muito trabalho focado na gestão – que nem de longe pode ser chamada de “familiar”.

O presidente comenta que para iniciar a mudança, primeiro investiu-se em um bom sistema hoteleiro, que integrasse front e back office. Aí então, trabalhou-se com diversas empresas de consultoria para profissionalizar e aprimorar o que já era feito. Um exemplo, em que a Mapie foi o canal, é a gestão por processos. Todos os departamentos da rede trabalham sob processos e procedimentos bem desenhados – tanto nas unidades, como no escritório corporativo. Além disso, projetos de governança corporativa foram implantados.

Mas não para por aí, visando a otimização dos recursos e a satisfação do cliente interno, inicia-se uma revisão no plano de cargos e salários. Buscar o serviço de empresas especialistas em suas áreas com certeza faz a diferença!  O presidente comenta que: “os resultados já estão aparecendo, principalmente na consistência de nossos produtos e serviços e na agilidade e confiabilidade das informações de gestão”.

A decisão sobre estes investimentos não foi feita do dia para a noite. Diante de um bom momento no setor, Canet viu a necessidade de um realinhamento estratégico na empresa:   “A partir de 2008 viu-se uma nova fase no ramo hoteleiro. Surgiram novas operadoras hoteleiras nacionais, mais bandeiras internacionais entraram no país e o investidor em hotéis voltou a aparecer. Tudo isto resultou num mercado mais competitivo, com um cliente mais exigente e empresas mais profissionais. Tínhamos que estar preparados para este momento”.

TUDO NOVO

A tecnologia é muito importante neste processo, ele comenta: “uma grande vantagem tecnológica foi ter todos nossos sistemas numa só base, temos um grande servidor com banco de dados, todos os hotéis e o escritório central estão interligados”. Ele gosta de deixar claro que tudo foi modernizado, e destaca que uma boa gestão deve estar aliada a um bom produto: “O que há de mais novo na rede são os próprios hotéis. Dentro deste mesmo plano estratégico e também ouvindo nossos hóspedes, resolvemos fazer um grande investimento e reformar nossas unidades. Foram R$ 42 milhões investidos em reformas e hoje, 3 anos e meio depois, temos todos nossos hotéis prontos”.

SUCESSÃO

Uma empresa bem estruturada é o cenário perfeito caso haja planos de uma possível sucessão, não é? O hoteleiro concorda, mas faz segredo: “tudo isto colabora para uma sucessão tranquila. Existe um plano quase pronto mas não posso contar. O documento define as bases e as regras para a sucessão. Complementando, na gestão de processos você alinha as políticas internas com os objetivos estratégicos da empresa e dos acionistas”. É muito bom ver empresas que se dedicam a planejar a longo prazo – sabemos o quanto é difícil implantar esta cultura no Brasil.

SEM MEDO DE MUDAR

A legislação cada dia mais pressiona os fumantes, mas muitos quartos de hotel ainda são um refúgio. Porém a Deville não temeu ao se transformar numa rede 100% não fumante. Esta foi mais uma decisão baseada em muito estudo: “Decisão tomada ouvindo ao hóspede e seguindo as tendências de mercado. Por sermos proprietários de nossos hotéis, decisões e implantações como esta são mais fáceis. O maior esforço foi na divulgação e conscientização dos clientes. A resposta foi muito boa com bem poucas “baixas” de fumantes”. E o que mais vem por aí? Ele não conta, prefere não incomodar a concorrência 😉

RESULTADOS PALPÁVEIS

Neste ano, dois hotéis da rede figuraram no Top 25 do Traveller’s Choice (TripAdvisor). Um excelente resultado que segundo Canet é reflexo dos investimentos em infraestrutura, mas principalmente um efeito da eficiência no relacionamento com o cliente: “fazemos isso incentivando-o a expor suas críticas e elogios, sempre dando respostas a todas as opiniões”. Além disso, o presidente comenta o que também ajuda na assertividade: “possuímos sistemas que mensuram estas informações e tomamos decisões com base no que é levantado”. Planejar antes de executar, este é o segredo!

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A Deville anunciou várias novidades ontem, entre elas uma nova logomarca. Confira a notícia aqui.