Gestão

ENTREVISTA – Thiago Castanho: inovação na cozinha


Você está lendo: ENTREVISTA – Thiago Castanho: inovação na cozinha

A cozinha paraense dos “irmãos Castanho” está em alta, o trabalho dos chefs é destaque no cenário gastronômico brasileiro. Thiago e Felipe conduzem o Remanso do Bosque em Belém. O Disque9 teve a oportunidade de entrevistar o premiado chef Thiago Castanho e já avisamos: o reconhecimento do trabalho não vem à toa, é fruto de muita pesquisa e total dedicação à carreira!

thiago-castanho-familia

Seu Franciso e dona Carmen, pais de Thiago.
Foto: Folha/Marcelo Katsuki

O COMEÇO

Desde cedo Thiago esteve inserido no mundo gastronômico, seus pais eram proprietários de uma pizzaria e ele e seu irmão eram encarregados de realizar as entregas. No ano de 2004, a família abriu o Remanso do Peixe e Thiago foi para o salão e para a cozinha! Não demorou para que ele optasse pela carreira na gastronomia e foi estudá-la no Senac em Campos do Jordão. A faculdade foi seguida por um estágio em Portugal com o chef Vitor Sobral, porém as raízes falaram mais alto e Thiago foi buscar na cidade natal formas de inovar na cozinha aproveitando a riqueza dos ingredientes paraenses.

A família continua envolvidíssima no negócio, mas segundo Thiago tudo flui bem, pois sabem separar as coisas – são anos de uma parceria de sucesso!

EXPERIMENTOS GASTRONÔMICOS

remansolab-thiago-castanho

Catalogando farinhas no RemansoLab.
Foto: Reprodução / Instagram

Sobre as experiências na cozinha com itens locais, Thiago comenta que gosta de ir atrás de coisas novas para integrar os pratos dos restaurantes. O objetivo é se tornar difusor destes elementos e a preferência fica para os ingredientes que podem ser facilmente encontrados no dia a dia, mas que ninguém descobriu as possibilidades de utilização.

As experiências são feitas no “RemansoLab”, laboratório em que são realizados testes com o que desperta a curiosidade dele e da equipe durante a caça por novos ingredientes. É lá que Castanho vem construindo uma gastronomia sustentável, muitos testes são realizados considerando, por exemplo, vários tipos de cozimento – tudo pode ir parar na receita, basta criatividade e boa vontade!

INSPIRAÇÃO PARA CRIAR

Thiago no Ver-o-Peso. Foto: Reprodução / Veja Comer&Beber

INSPIRAÇÃO PARA CRIAR

Castanho nos revelou seus campos de trabalho na busca pelos ingredientes e inspiração: Ilha do Combú – próxima a Belém, formada pelos povos ribeirinhos e muito rica em fauna e flora; e claro, o Mercado Ver-o-Peso. Castanho acredita que esta busca exige sensibilidade do caçador, “com um pouco de sensibilidade dá para encontrar muita coisa”. Gastronomia é realmente uma arte!

TENDÊNCIAS NA GASTRONOMIA

Perguntamos ao Thiago, o que seria a “próxima grande coisa” na Gastronomia e ele foi rápido ao responder:

“não é uma questão de ingredientes, mas sim do cozinheiro. Ele deverá ser um agente de mudança, buscar ajudar a comunidade que vive”.

E isso os irmãos Castanho já fazem muito bem! Estamos sempre comentando aqui no Disque9 e repetimos: o “local” está com tudo!

Ainda sobre tendências, hoje fala-se bastante sobre a utilização de insetos na gastronomia. Não podíamos deixar de perguntar sobre isso e Thiago foi categórico ao responder que sim, isso existe, mas não faz parte do que eles querem construir. Castanho acredita que essa utilização deve acontecer por funcionalidade e não por excentricidade, por exemplo, uma alternativa para o consumo de proteínas. O discurso sustentável do paraense é muito forte, ele frisa que o chef tem o papel de repensar a cozinha, pois influencia a sociedade através de seu trabalho.

VIAGENS E PREFERÊNCIAS

Tivemos curiosidade em saber qual seria o próximo destino para as férias de Thiago, ele riu e comentou: “Boa pergunta! Faz tempo que não sei o que é isso, nunca tive férias!”. Sacrifícios que têm rendido bons resultados!

Porém, o chef disse que viaja bastante a trabalho e sempre tenta conhecer algum restaurante, hoje seu destino favorito é Quito, no Equador. Quando perguntado sobre o restaurante de sua preferência em território nacional, Castanho nos responde que é o Mocotó em São Paulo, do chef Rodrigo Oliveira.

GASTRONOMIA PARAENSE É …

“Um universo novo, em que não se sabe o que vai ser encontrado! Cheio de surpresas, frutas sazonais e exótico para quem vem. Quando vou a São Paulo sei o que vou encontrar, já aqui no Pará há sempre algo novo.”

E pelo que pudemos ver de Castanho, muita inovação vem por aí!

***

irmaos-castanho

Felipe e Thiago: os irmãos Castanho.

Visite o site do Remanso do Bosque, clicando aqui.

Quer ver um pouco mais do trabalho desenvolvido por Thiago e ainda conferir uma receita com açaí, chocolate do combu e outras especiarias? Confira o vídeo aqui.