Aqua, o super-iate com zero emissão de carbono
A emissão de CO2 na atmosfera é um assunto que vem sido discutido recorrentemente por diversas indústrias a fim de diminuir os danos ao nosso planeta, já observamos por aqui movimentações para mudanças na indústria automobilística e aeronáutica.
Quem também está de olho no futuro e já avança em inovações, é o iatismo. Durante o Monaco Yatch Show, uma feira anual que mostra todas as novidades no setor de iates, a SINOT e a Lateral Naval Architects surpreenderam ao apresentar o protótipo do Aqua, um super-iate movido a hidrogênio líquido e tecnologia de células de combustível, com 112 metros de comprimento.
Podemos elencar itens importantes sobre o futuro do iatismo, mas as estratégias para torná-los zero carbono e zero emissões de poluentes serão uma certeza. Além de inovações tecnológicas, o Aqua também apresenta novidades em design e estética.
O design exterior e interior do super-iate levou cinco meses para ser conceituado e valeu a pena esperar. Dentro do Aqua você poderá desfrutar de uma piscina infinita a bordo, spa, cinco decks, sala de hidromassagem e ioga, piscina para natação e até mesmo um heliponto!
Uma curiosidade é que o hidrogênio liquefeito é convertido em energia elétrica pelas células de combustível, da membrana de troca de prótons, sendo a água o único subproduto e embora seja apenas um conceito de design no momento, sem planos iminentes de lançamento, o Aqua figura claramente entre os super-iates do amanhã.