App ajuda viajantes a reduzirem sua pegada de carbono
Uma startup norueguesa criou um aplicativo que ajuda as pessoas a medirem e reduzirem suas pegadas de carbono. Muitas atividades rotineiras que fazemos acabam gerando emissões atmosféricas de gases do efeito estufa. Imagine que todos na cidade, no estado, no país e no mundo também fazem atividades parecidas.
Por meio da pegada de carbono podemos analisar os impactos que causamos na atmosfera e as mudanças climáticas provocadas pelo lançamento de gases de efeito estufa a partir de cada produto, processo ou serviço que consumimos. Comer um prato de arroz e feijão, por exemplo, gera uma pegada de carbono conforme sua plantação, cultivo e transporte.
Chamado de Ducky, o aplicativo oferece uma variedade de ferramentas, incluindo monitoramento em tempo real e competições em equipe, para incentivar as pessoas a tomar medidas concretas para reduzir suas emissões de carbono no meio ambiente. O App também fornece informações sobre as mudanças climáticas, como a forma como as atividades comuns aumentam as emissões de carbono.
A startup já faz sucesso na Noruega, onde grandes empresas como a Ikea Norway, bem como escolas locais e outras organizações, participaram dos desafios do aplicativo. A organização planeja expandir globalmente.
O aplicativo Ducky faz parte de um número crescente de iniciativas para capacitar as pessoas a agirem localmente. Dos carros da Tesla ao programa de redução de energia DeepMind, do Google, grandes e pequenos investidores estão financiando formas inovadoras de ajudar o planeta.
Conhecer as nossas emissões de carbono equivalente, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-las com a finalidade de desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada de carbono e evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga da Terra.