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Por via aérea, terrestre ou marítima, as viagens do futuro serão a base de energias sustentáveis


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O rugido de um motor a jato, o barulho de um carro, a vibração de um navio em movimento. Esses sons e sensações, comumente associados a viagens compartilham uma fonte comum: máquinas movidas a combustíveis fósseis.

Mas à medida que reguladores e empresas em todo o mundo tentam reduzir as emissões de carbono, aviões, automóveis e navios estão se tornando elétricos. É bom para o meio ambiente, mas também significa que a viagem em si pode estar mudando.

Para as viagens aéreas, a Mokulele Airlines, do Havaí, começará a testar um avião híbrido sobre Maui na rota entre os aeroportos de Kahului e Hana, com plano de introduzir o serviço comercial até o final de 2021. Os aviões híbridos ou elétricos também podem ter custos operacionais e de manutenção mais baixos do que os aviões tradicionais. Essas economias também podem ser repassadas aos passageiros.

Em terra, Nevada vem passando por um projeto para construir sua infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. A “Rodovia Elétrica” é a rota principal entre Las Vegas e Reno e encoraja visitantes para ver o estado, fazendo uma viagem livre de emissões. Nevada também abriga a Tesla Gigafactory, que de certa forma impulsionou os esforços de seus veículos elétricos. De certa forma, a nova tecnologia também permite que as pessoas viajem em um estilo mais antiquado. Como a carga demora mais do que encher um tanque de combustível, isso significa que os motoristas de veículos elétricos têm maior probabilidade de gastar tempo e dinheiro em pequenas comunidades ao longo de sua rota.

Enquanto isso, no mar, a Hurtigruten, uma companhia de cruzeiros de expedições baseada na Noruega, está investindo pesadamente em navios de energia sustentável. A empresa se concentra em cruzeiros de exploração, com navios viajando para longe de destinos do Caribe e do Mediterrâneo que a maioria dos passageiros de cruzeiros visita. Nos próximos anos, a empresa também converterá seus navios mais antigos a diesel em gás natural líquido e híbridos alimentados a biogás (o biogás é feito a partir de resíduos orgânicos, como já falamos aqui) e lançará um catamarã híbrido movido a bateria para expedições perto da costa norueguesa. Nenhum desses navios de primeira geração será totalmente elétrico, mas, em um futuro não muito distante, algumas embarcações poderão navegar totalmente sob bateria por horas a fio.