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Aeroportos da Europa comprometem-se em diminuir emissões de CO2 até 2050


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Com as preocupações com o meio ambiente se instalando em todas as dimensões, não seria diferente imaginar que a quantidade excessiva de voos seria atingida rapidamente.

Já existe até uma onda crescente de viajantes que diminuíram suas viagens em aviões, e, até mesmo, deixaram de utilizar este meio de transporte para rodar com outros modelos de negócios mais sustentáveis.

Quase 200 aeroportos operados por 40 operadores apoiaram uma promessa de emissões zero de carbono nos centros europeus até 2050, quando a indústria da aviação responde à pressão sobre sua contribuição para a mudança climática.

O Conselho Internacional de Aeroportos também pediu que o setor desenvolva medidas adicionais àquelas estabelecidas pelo Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA), que tem sido criticado por permitir que as operadoras comprem unidades de emissão equivalentes aos seus requisitos de compensação, em vez de se concentrar totalmente na redução da produção de CO2.

Os aeroportos da Europa têm liderado a ação climática com reduções anuais anunciadas todos os anos na última década. 43 deles tornaram-se realmente neutros em carbono, apoiados pelo padrão global da indústria aeroportuária. No entanto, o compromisso atual traz uma nova dimensão para isso – sem compensações.

Os aeroportos da Europa já começaram a entregar, e devem cumprir sua missão antes de 2050. Já existem três aeroportos da NetZero na Europa: Luleå, Ronneby e Visby – operados pela sueca Swedavia, que pretende alcançar zero de emissões para todos os seus aeroportos, incluindo Estocolmo-Arlanda até 2020, juntamente com o aeroporto de Hamburgo até 2022 – enquanto os aeroportos de Amsterdã-Schiphol, Eindhoven e Copenhague estabeleceram essa meta para 2030.