A louça multissensorial que ajuda a reconstruir nossa conexão com a comida
A vida atarefada e em constante movimento naturalizou o fato de fazermos refeições assistindo notícias ou rolando feeds de alguma rede social, por conta disso, muitas vezes não conseguimos sequer olhar para nosso prato e refletir como estamos nos alimentando.
Pensando nisso, Teresa Berger, formada na Academia de Design de Eindhoven, lançou uma nova coleção de louças para ajudar as pessoas a pensarem em como seus alimentos são produzidos e consumidos.
A coleção da Berger inclui oito utensílios, feitos de diversas combinações de materiais. Uma das peças, por exemplo, possui um alto-falante com mini-Bluetooth integrado à base de um prato de sobremesa em cerâmica – o alto-falante reproduz sons ambientais que afetam os níveis de doçura e amargura percebidos pelo consumidor.
O objetivo principal das peças é ajudar os clientes a pensarem sobre a comida de maneiras diferentes, da mesma forma que muitos restaurantes sofisticados utilizam tigelas e pratos especialmente projetados para que o cliente experiencie a comida ou a história daquele prato, no entanto, a Berger pretende tornar as louças acessíveis à alimentação diária.
A Berger espera que seus pratos ajudem as pessoas a redescobrirem uma conexão com a comida no dia-a-dia e pensarem de maneira diferente sobre como e o que comemos- esse é mais um exemplo de como as marcas podem auxiliar as pessoas em seus objetivos pessoais, nesse caso, a estarem mais conectadas com o alimento.