Gastronomia

Utensílios de cozinha feitos para deficientes visuais


Você está lendo: Utensílios de cozinha feitos para deficientes visuais

Cozinhar é um ritual desafiador para quem tem deficiências visuais severas, devido à falta de referências sensoriais que são cruciais para ajudá-los a mapear o ambiente.

Chamada de Folks, a nova linha de utensílios de cozinha foi desenvolvida para ajudar pessoas com deficiência visual no desafio de cozinhar. Usando feedback natural, sensorial e dicas táteis para antecipar e informar os usuários, a coleção permite que eles possam preparar alimentos com segurança, conveniência e dignidade.

A invenção – projetada por Kevin Chiam, da Universidade de Cingapura – é composta por cinco itens: faca e tábua de cortar, grelha para fogão, tampa de panela e colher de chá. Cada produto funciona aproveitando os pontos fortes do usuário, como toque ou audição.

Um protetor retrátil na faca funciona como uma âncora que guia os dedos do usuário enquanto eles estão cortando. Além disso, a proteção é removível, o que facilita a limpeza. A tábua de cortar tem uma bandeja lateral para ajudar a transferir ingredientes sem derramamento. As grelhas para o fogão têm um perfil diferenciado para ajudar o usuário a identificar facilmente onde está o queimador. Também protege as panelas no local para evitar derramamentos.

A tampa da panela tem um bico pronunciado para que o usuário possa reconhecer onde está a saída de vapor e evitar queimaduras. Finalmente, a colher de chá tem um flutuador integrado que sobe quando os líquidos são despejados para informar o usuário dos níveis dos recipientes.

O objetivo principal da Folks é oferecer utensílios de cozinha acessíveis e autossuficientes, que ajudam a aumentar a confiança dos usuários e possibilitam práticas seguras de culinária.

Para criar os produtos, o designer realizou diversas entrevistas e observou pessoas com dificuldades em suas residências. Isso forneceu informações privilegiada e permitiu que ele identificasse áreas onde seus projetos poderiam ser implementados.