Embalagens feitas de Kombucha substituem o plástico
O Kombuchá se tornou uma bebida popular. Acredita-se que o chá fermentado traga benefícios para a saúde, e agora ele poderia ser usado para substituir os plásticos das embalagens.
Em sua pesquisa, a estudante de design Roza Janusz desenvolveu uma versão modificada do processo do kombuchá, transformando a fermentação em algo seco e flexível o suficiente para envolver outros objetos.
Fazer o kombuchá envolve o uso de uma levedura para estimular a fermentação bacteriana. Este fermento é conhecido como scoby e o processo de Janusz cria camadas finas deste material, transformando em algo diferente do que conhecemos da bebida.
A estudante mostrou que as camadas de fermento podem substituir com sucesso algumas embalagens de plástico em produtos alimentícios. Além disso, a embalagem pode até ser cozida com o conteúdo interno, adicionando um ingrediente extra a refeições pré-preparadas. A ligeira acidez do scoby ajuda a preservá-lo por um longo período – Janusz afirma que seu primeiro protótipo ainda é comestível seis meses depois de ter sido produzido.
O processo é fácil de replicar em quase qualquer lugar, exigindo pouco mais que bacias rasas e os ingredientes básicos. Devido a isso, os agricultores e outros distribuidores de alimentos frescos poderiam fazer suas próprias embalagens de scoby no local.
Na guerra contra o plástico, claramente há muitas inovações que a biologia pode oferecer quando se trata de embalagem. No momento, Roza está procurando parceiros comerciais para testar seu produto.