Viagens

Tendências de viagens e turismo multigeracionais latino-americanas


Você está lendo: Tendências de viagens e turismo multigeracionais latino-americanas

A Expedia Group realizou uma pesquisa sobre os hábitos, comportamentos e influências de viagem das gerações Z, Millennials, X e Baby Boomers. Os mais de 3000 viajantes do Brasil, Argentina e México responderam a sequência de perguntas em 2018, referente as viagens realizadas no último ano.

Com os dados gerais, muitas lições foram aprendidas sobre cada uma destas fases.

Segundo a pesquisa, Baby Boomers já passaram dos 56 anos e não estão preocupados com orçamento quando se trata de viajar. Por isso, são os viajantes que mais exploram o exterior, com 39% das viagens para destinos além das fronteiras do país. Para 22% desta geração, o valor do orçamento não era um item relevante o momento da escolha do destino. É a fase que as viagens duram mais, com uma média de 11,7 dias.

Boomers são decididos e confiantes em suas escolhas de viagem. Eles são os menos influenciados pelas mídias sociais. Apesar de serem os que mais levam em conta os anúncios que possuem algum tipo de avaliação ou conteúdo informativo sobre viagem.

Para resumir a Geração X, basta entender o seu momento de vida. Com idade entre 36 e 55 anos, muitos deles preferem as viagens que incluem a família e priorizam as atividades no destino, com 58% deles escolhendo praias, resorts e cruzeiros com a opção de ter tudo incluído. É a geração que mais viaja com o carro, por exemplo.

Também é a fase em que o hotel é a escolha principal como meio de hospedagem. Eles se preocupam com o orçamento das viagens e, para 62% deles, as melhores ofertas interferem na escolha do destino.

Mas os Millennials também gostam da opção de ter tudo incluído e aparecem como vencedores na escolha deste perfil de viagem, com 62%. Nesta fase da vida acredita-se que só se vive uma vez, então, eles são os que mais viajam com uma média de 5,5 viagens ao ano. Mas, para 43% dos entrevistados, nem sempre a melhor oferta é o melhor destino.

Como viajam mais, a indecisão na hora da escolha é maior nesta idade. 58% dos participantes que tem entre 24 e 35 anos disseram que ficam indecisos em 2 ou mais destinos no momento da compra. Os sites de reserva auxiliam nesta escolha, e é a geração que mais considera este recurso como um influenciador.

Em todos os casos, o avião ainda é o meio de transporte mais utilizado, passando dos 80% para os Millennials. Hotéis são o principal meio de hospedagem disparadamente para todos os públicos e, surpreendentemente, Baby Boomers têm procurado mais hospedagens alternativas do que as outras gerações.

Eles também são parecidos quando se fala do uso dos smartphones durante a viagem, pois todos utilizam este recurso para encontrar inspirações enquanto estão fora de casa. Só precisam decidir para onde ir, pois 6 entre10 viajantes latino-americanos têm dificuldades para decidir o destino ao planejar uma viagem.