TripAdvisor lança metabuscador de cruzeiros
O TripAdvisor revolucionou o setor hoteleiro com as avaliações de viajantes de todo o mundo. Depois disso, outros produtos do turismo também entraram nesta onda.
Assim aconteceu com o mercado de cruzeiros, com comentários dos frequentadores no CruiseCritic – um portal que o TripAdvisor adquiriu em 2007. Dessa forma, o portal de viagens acumulou uma quantidade significativa de conhecimento sobre esta categoria de férias e está usando estas informações para lançar o TripAdvisor Cruise, uma ferramenta de busca que a empresa espera que seja visitada com a mesma frequência que os viajantes têm para as resenhas dos hotéis.
A plataforma começou a oferecer a pesquisa de comparação de preços para 70.000 itinerários de cruzeiros nos EUA e no Reino Unido. Linhas de cruzeiro como Carnival, Royal Caribbean e Norwegian estão participando como anunciantes, assim como agências de viagens online como Expedia, Cruise.com e Priceline.
O TripAdvisor também estreou uma página no portal que faz o perfil dos cruzeiros, mesmo para as linhas que não participam de sua metapesquisa. Os perfis dos navios incluem uma mistura de conteúdo extraído das empresas de cruzeiro e o conteúdo gerado pelos usuários, como resenhas e fotos, para ajudar os consumidores a pesquisar suas viagens.
Notavelmente, as compras das ofertas acontecem clicando em um link que envia o usuário para a página original da venda, para não competir com as operadoras de cruzeiros. Assim ela garante que sua nova oferta de metabusca atrairá as operadoras de cruzeiros que desejam direcionar os consumidores para seus canais de vendas.
As marcas de metasearch, como a Kayak e a Qunar, oferecem cruzeiros há muito tempo em um formato de comparação de preços, mas o TripAdvisor acredita que tem mais ofertas e avaliações do que outros players.