Gestão

ReTuna Återbruksgalleria: O shopping center de produtos usados


Você está lendo: ReTuna Återbruksgalleria: O shopping center de produtos usados

O ReTuna Återbruksgalleria é um shopping center de produtos usados, localizado na cidade de Eskilstuna, na Suécia. Isso mesmo,  as lojas do shopping só vendem itens que já foram usados por alguém anteriormente.

Além de contribuir com a ressignificação de objetos, o estabelecimento também é um grande gerador de empregos para a cidade de Eskilstuna, que já teve alguns problemas com as taxas de desemprego e sofreu com a saída de parte dos jovens da região.

O ReTuna foi projetado para ajudar a combater o aumento do consumo em nível local, promover a cidade como um “modelo verde” e fazer com que o local atue como um catalisador circular. O espaço também possui uma estrutura similar ao dos shoppings centers, o que o diferencia de bazares e mercados das pulgas.

Os investimentos iniciais para o shopping foram feitos pela prefeitura de Eskilstuna, que comprou o prédio e o tornou financeiramente atraente para o varejo por meio de um desconto de 50% no aluguel nos dois primeiros anos e 30% no terceiro ano. 

Quase todos os itens à venda são provenientes de doações públicas deixadas por moradores no depósito drive-thru do shopping, isso significa que os cidadãos devem avaliar se um produto ainda tem valor suficiente para ser reutilizado, reparado ou reciclado. 

Porém, sabemos que nem sempre conseguimos julgar o que exatamente pode ser reutilizado por outras pessoas, por isso, a ReTuna também assumiu o papel de fornecer informações à seus visitantes sobre como manusear e separar com responsabilidade os seus artigos para doação, através de eventos, workshops, palestras, dias temáticos e atividades de conscientização. 

O ReTuna nos tráz diversos insights sobre como, com incentivo público e uma mentalidade de marca do bem, podemos mudar a visão de um negócio, da comunidade e até mesmo de uma cidade. Além disso, o estabelecimento também oferece a possibilidade de realizar visitas guiadas para conhecer o espaço e sua operação nos mínimos detalhes, o que pode ser uma alternativa ao turismo local.