Biobasecamp: o pavilhão reutilizável para eventos


Você está lendo: Biobasecamp: o pavilhão reutilizável para eventos

O pavilhão de madeira, chamado Biobasecamp, foi construído com o objetivo de apresentar ao público a construção de base biológica e demonstrar o potencial da madeira como o “concreto do futuro”, pois auxilia no combate as mudanças climáticas.

O Studio Marco Vermeulen produziu o pavilhão durante a Semana Holandesa do Design e recentemente, levou a estrutura para a Dutch Design Week, um dos maiores eventos de design do Norte da Europa, que recebe anualmente cerca de 355.000 visitantes.

As madeiras utilizadas no projeto são de árvores que foram derrubadas na beira de estradas, por razões de segurança, devido à idade e risco que ofereciam aos motoristas. Ao contrário de outros materiais de construção, que exigem grandes quantidades de CO2 para serem produzidos, a madeira o extrai gás da atmosfera.

Os criadores afirmam que modularam os elementos da construção para que possa ser reutilizada repetidamente, isso faz com que possam armazená-la e utilizá-la por mais tempo. O pavilhão será desconstruído e reutilizado em 2022, na horticultura Floriade, em Amsterdã.
Todos esses fatores permitem que o setor de construção desempenhe um papel ativo na luta contra as mudanças climáticas, além disso, os modelos de pavilhões de materiais naturais e reutilizáveis têm potencial para ser o ponto de virada para uma nova era na indústria de eventos e entretenimento.