Gastronomia

Óleo de cozinha usado pode virar resina para impressora 3D


Você está lendo: Óleo de cozinha usado pode virar resina para impressora 3D

Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram uma maneira de transformar o óleo de cozinha usado de um McDonald’s local em resina para impressão 3D biodegradável de alta resolução.

As resinas convencionais derivadas de combustíveis fósseis requerem várias etapas para serem produzidas e podem custar mais de € 486 por litro. Por outro lado, todos os produtos químicos usados ​​neste novo método, exceto um, podem ser reciclados, como resultado, a resina pode ser fabricada a partir de € 278 por tonelada, o que é mais barato que a maioria dos plásticos.  

Além disso, diferentemente das resinas de impressão 3D convencionais, os produtos plásticos resultantes são biodegradáveis. Os pesquisadores descobriram que os objetos impressos feitos com suas resinas perdiam 20% de seu peso após duas semanas.

Existem vários usos comerciais para seus restos, mas até agora a reciclagem em produtos de alto valor, como uma resina de impressão 3D, tem sido mais difícil. 

Destinar o óleo de cozinha usado pode ser um problema para muitos estabelecimentos, mas os pesquisadores garantem que além de reduzir o custo ambiental de resíduos de óleo de cozinha, o método possui diversas vantagens e abre as possibilidades de transição para novas alternativas de plástico ecologicamente corretas.