Restaurantes recriam barreira de recife com reaproveitamento de conchas
Ideias sustentáveis e ecológicas são extremamente populares no mundo da inovação. Todos podem contribuir de maneira positiva e as possibilidades são infinitas quando se trata de ações conscientes.
Uma destas ações acontece na cidade de Hempstead, nos Estados Unidos. Uma parceria entre os restaurantes locais desenvolveu um projeto para reaproveitar as cascas de frutos do mar utilizadas diariamente nos menus locais.
Moradores, ambientalistas e autoridades da área estão recuperando o recife de barreira viva, composto de dezenas de milhares de conchas descartadas dos restaurantes. O movimento organizou centenas de sacolas de malha contendo as conchas que serão interligadas e submersas nas baías ocidentais da costa da Praia do Lido.
Com o projeto, espera-se que as estruturas restaurem uma ilha próxima e que sirva como defesa natural contra tempestades costeiras. Os recifes também atraem uma nova vida marinha para apoiar a crescente economia da região.
Os recifes ajudam a filtrar as águas poluídas por anos de excesso de nitrogênio do escoamento de águas residuais. O excesso de poluição levou à degradação dos complexos de pântanos costeiros que ajudam a proteger os centros populacionais da costa sul de Long Island contra tempestades.
Uma vez que os materiais assentam no fundo do mar, a estrutura do recife começará a se encher com várias espécies de vida marinha. Com o tempo, a estrutura irá criar um habitat muito semelhante a um recife natural, transformando as águas em torno de Hempstead para as futuras gerações vindouras.