Gastronomia

Restaurantes devolvem conchas vazias ao oceano para reconstrução de recifes


Você está lendo: Restaurantes devolvem conchas vazias ao oceano para reconstrução de recifes

O programa já coletou mais de 2,8 milhões de conchas de ostras – o suficiente para recompor 5,5 hectares da Costa do Golfo, nos EUA

A Alabama Coastal Foundation (ACF), uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção do ambiente costeiro, juntou-se à empresa de gerenciamento de resíduos Republic Services para lançar um programa de reciclagem de ostras na região da Costa do Golfo, um refúgio que produz 67% das ostras consumidas nos EUA.

3fda1f_ba67d2ace2ac4532929b2fc911e49469mv2

As conchas coletadas através deste programa são levadas para uma reserva natural onde podem arejar e ‘curar’ por alguns meses antes de serem devolvidas ao oceano. Ao voltar para as águas do Alabama vão ajudar a recompor seu habitat natural, evitando a erosão e aumentando sua produção.

Para as ostras crescerem, elas precisam de um substrato firme como a rocha, mas décadas de colheita desordenada e poluição começaram a dizimar os recifes de ostras. Além disso, ostras adultas podem filtram a água e melhoram todo o ambiente marinho, deixando a região mais saudável para outras espécies, como peixes e caranguejos.

Para participar do programa da ACF, os restaurantes também precisam se juntar ao Green Coast Council, que promove práticas empresariais sustentáveis na região. A reciclagem de ostras é só mais um exemplo de como trazer consciência ambiental para trabalhar de forma mais cooperativa com o meio ambiente que nos alimenta.