Gastronomia

Concreto sustentável usa resíduos de vegetais


Você está lendo: Concreto sustentável usa resíduos de vegetais

A fabricação de concreto é uma importante fonte de poluição. Estima-se que a produção de cimento Portland, o principal ingrediente do concreto, seja responsável por até 8% da emissão mundial total de dióxido de carbono.

Já existe uma consciência para tornar o concreto menos poluente, com o uso de diferentes métodos. Agora, engenheiros da Universidade de Lancaster do Reino Unido, juntamente com a Cellucomp Ltd, criaram uma maneira de fortalecer o concreto adicionando extratos de raízes vegetais descartados ou rejeitados para a venda.

As nano plaquetas são extraídas das fibras de beterraba e de cenoura e são adicionadas ao concreto, fazendo um produto mais ambientalmente amigável. O trabalho baseia-se em descobertas anteriores que mostraram que as nano plaquetas agiam para aumentar a quantidade de hidrato de silicato de cálcio. Esta é a substância responsável pela força do concreto.

Além disso, os pesquisadores estimam que a adição de nano plaquetas resultou em uma economia de 40 quilos de cimento Portland por metro cúbico de concreto. Essa redução no cimento Portland equivale a uma economia de 40 quilos de dióxido de carbono por metro cúbico de concreto. As nano plaquetas também foram encontradas para ajudar a prevenir a corrosão no concreto.

O pesquisador chefe, Mohamed Saafi, descreveu os nanocompósitos de raízes como tendo propriedades mecânicas e microestruturais superiores, que reduzem significativamente tanto o consumo de energia quanto as emissões de dióxido de carbono associadas à fabricação de cimento. Ao mesmo tempo, a Cellucomp Ltd está desenvolvendo novos materiais, incluindo tintas, que usam os compostos vegetais para aumentar a resistência e a sustentabilidade de seus produtos.