Gestão

QR codes revelam menu de conscientização no Canadá


Você está lendo: QR codes revelam menu de conscientização no Canadá

Todos os anos, mais de 60.000 trabalhadores agrícolas sazonais chegam ao Canadá vindos do México, Jamaica e outros países do Caribe. Nas fazendas, muitas vezes sofrem exploração, condições de trabalho inseguras, moradia precária e falta de cobertura médica.

Para aumentar a conscientização sobre sua situação, a Migrant Workers Alliance for Change fez parceria com a agência criativa Sid Lee e colou secretamente adesivos de QR codes nas mesas de vários restaurantes, bares e outras lanchonetes populares em Toronto e Ottawa.

Disfarçados como os códigos que se tornaram uma maneira familiar de acessar os menus dos restaurantes, esses códigos QR levaram os clientes ao The Secret Menu. 

Itens de menu como Bitter Strawberry Tart, Pesti-Side Fruit Salad e To-Die-For Sweet Potato Fries destacam os problemas que os trabalhadores migrantes enfrentam, desde trabalhar 18 horas por dia colhendo morangos até serem expostos a pesticidas perigosos sem equipamento de proteção adequado.

A campanha de guerrilha, além de conscientizar, pedia aos clientes que assinassem uma petição exigindo direitos para os trabalhadores migrantes.

Em um mundo hiperconectado, a verdade aparecerá mais cedo ou mais tarde. Uma vez que os consumidores selecionam cada vez mais marcas que refletem seus valores sociais e ambientais, aquelas com visão de futuro e que assumem a responsabilidade por suas cadeias de suprimentos ganham um papel ainda mais importante na consideração dos clientes.