Gestão

Protagonista – Raphaella Zanatta


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Este ano iniciamos no Disque9 a série “Protagonista” em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

A história deste bimestre é de Raphaella Zanatta que começou como estagiária no Radisson Curitiba e hoje é gerente geral no Clarion Faria Lima em São Paulo.

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TRAJETÓRIA

Na hora de decidir o curso do vestibular Raphaella não teve muita dúvida: queria hotelaria! Em Curitiba não existiam bacharelados na área, por isso acabou escolhendo a graduação em Turismo. Ela sabia que teria uma formação mais ampla, mas estava determinada a focar sua carreira no mercado hoteleiro.

Para ganhar mais experiência, chegou a estagiar em uma agência de viagens e no Curitiba Convention & Visitors Bureau, aprendeu bastante e ficou mais inteirada do trade curitibano. Porém, o coração não bateu tão forte quanto quando iniciou um estágio na área de Recepção do Radisson Hotel Curitiba.

Desde este dia Raphaella pôde atuar em diversas áreas dentro do mesmo hotel, com uma pequena pausa para um intercâmbio nos Estados Unidos. Depois de um período na Recepção, ainda como estagiária, Raphaella despediu-se e foi trabalhar por 4 meses no Renaissance Portsmouth (Virginia/EUA). Lá, vivenciou outro tipo de operação e gestão, especificamente de A&B, e subiu mais um degrau em sua carreira.

Na volta ao Brasil, com muito mais conhecimento na bagagem, logo foi chamada para voltar ao Radisson. Desta vez na posição de Assistente de A&B, em que ficou durante 1 ano. Depois disso, foi Supervisora de Qualidade e Supervisora de Recepção, até que trocou de hotel e assumiu a gerência de serviços e operações do Four Points by Sheraton Curitiba. Nestes mais de 6 anos adquiriu experiência e conhecimento e através do Programa de Trainee da Atlantica teve a oportunidade de assumir interinamente o Clarion Faria Lima. O teste deu certo e em Janeiro/13  tornou-se a Gerente Geral do hotel.

OPORTUNIDADE

Raphaella teve muitas oportunidades profissionais nestes 8 anos de hotelaria. As perspectivas sempre foram boas e ela comenta que não há do que reclamar, a cada novo cargo que assumia, apareciam novos desafios e a possibilidade de crescer.

Foi a oportunidade de voltar a trabalhar no mesmo lugar, depois de um tempo fora, que ela considera mais marcante. Ela estava no lugar certo e na hora certa, profissionalmente e pessoalmente – foi lá que conheceu seu noivo, que hoje também continua hoteleiro e vive em São Paulo com ela.

Compartilhar conhecimento também foi algo a hotelaria permitiu. De 2009 a 2012 foi instrutora de vários treinamentos para colaboradores dos hotéis da Atlantica no sul do Brasil.

Mas o melhor de tudo para a hoteleira é que cada dia é uma novidade. Participou de coisas que lá no começo nunca imaginou. Ela destaca os momentos em que fez parte de pesquisas com hóspedes e projetos de melhorias/reformas. Hoteleiro não pode reclamar de monotonia, não é?

MUDANÇA

“Dos 19 aos 27 anos é normal que muita coisa mude. Mas sou feliz por ter vivido estas mudanças trabalhando com hospitalidade. Vejo tudo diferente: pessoas, valorização, amor, amizades. Passamos por momentos e desafios que nos fazem olhar para as pessoas de outra maneira”. Ela diz que as longas jornadas e a distância fizeram com ela valorizasse muito mais a família e amigos.

AH, EU TE AMO!

Em que momento Raphaella percebeu que a hotelaria era sua grande paixão? “Faz tempo, foi logo no início quando comecei a entender que nossa venda é de muito mais do que estrutura, mas de serviços. Quando comecei a ver a alegria e satisfação no contato direto com os hóspedes. Isso é o que mais vale a pena!”.

GRATIDÃO

Ela é grata a muita gente e claro, comenta que seria difícil citar todos os nomes. Por isso ela resume: “todos meus líderes, gerentes gerais e colegas de trabalho tem minha gratidão. Não posso deixar de citar as equipes que tive, elas que também ajudaram no meu desenvolvimento e capacidade de lidar com pessoas em geral. Nunca é como imaginamos ou aprendemos na faculdade, mas sim como vivenciamos”.

CURTO E NÃO CURTO

O que ela mais curte é a o fato de ter novidade todo dia, “rotinas existem na hotelaria, mas no geral, todo dia é uma nova história. Gosto de fazer plantão pois muitas vezes são mais produtivos, tenho mais tempo para conhecer os hóspedes e ter um contato diferente daquele feito durante a semana”.

E o que a Raphaella não curte? “Difícil dizer, amo muito o que faço. Porém, o mais difícil é lidar com pessoas que não são comprometidas com o trabalho. ”

 CAUSOS DA HOTELARIA

Nestes mais de 8 anos de hotelaria, Raphaella comentou que são muitas histórias para contar, mas preferiu compartilhar o que acha mais notável de trabalhar na área: “é sempre muito especial o relacionamento com os hóspedes. Com o tempo desenvolvemos muito carinho pelos habitués, por exemplo. A gente cuida deles como parte da família e somos cuidados por eles dessa forma também. É muito legal, né?!” É mesmo, ser hoteleiro é demais!

Em poucas palavras …  

Idade: 27 anos

Cidade natal: Curitiba (PR)

Uma inspiração: Minha família.

Destino favorito: Falta muito para conhecer, mas hoje diria Nova York.

Livro favorito: O Jeito Disney de Encantar os Clientes

Tá faltando na hotelaria …: pessoas que amam servir!

Hospitalidade é …: Um estilo de vida. Porque a gente acaba aplicando em tudo: na fila do mercado, na padaria, no elevador, em casa quando recebe visita e etc.