Gestão

Protagonista – Olavo Medeiros


Você está lendo: Protagonista – Olavo Medeiros

O Disque9 publica a série Protagonista. Até 2015, contamos trajetórias de sucesso de vários hoteleiros. Em 2016, mudamos o foco para contar a história de gente que faz! Makers e gente que consegue transformar o mundo em um lugar mais legalque você poderá acompanhar mensalmente agora!

Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para:alo@disque9.com.br

***

protagonista_olavo

Trajetória
Por ser profissional da área de Marketing, Olavo se especializou na construção de marcas através de formadores de opinião, sobretudo com ativações em bares, restaurantes, eventos e centros culturais.

Trabalhou em empresas como Ambev, Red Bull e Philip Morris e num momento de transição de carreiracontenção de despesas percebeu que continuava desfrutando a cidade, porque nos seus 20 anos de trabalho havia conhecido centenas de lugares grátis ou acessíveis. Nasceu então, o projeto de um guia impresso chamado “O Melhor De Sampa Por Menos De 30 Reais“.

Antes da conclusão do livro, Olavo foi convidado como palestrante no evento do Disque 9, o Tendências 360, em novembro de 2014, e acabou sendo impactado pelo conteúdo que foi abordado e decidiu mudar de livro para um perfil no Instagram, por entender que a plataforma é uma mídia onde as pessoas adoram compartilhar gastronomia, lazer e cultura e que seria o lugar ideal para estar.

Uma semana após o Tendências 360, surgiu o @OMelhorDeSampa no Instagram. Dois meses depois no aniversário de São Paulo –, resolveu trazer o perfil para a vida real em forma de walking tour. Olavo conta que foi uma experiência bem impactante, tanto para ele quanto para o primeiro grupo de participantes, e desde então nunca mais parou.

Durante 10 meses, o projeto nas mídias sociais e walking tours foi paralelo a carreira de executivo, porém em novembro de 2015 (um ano após a criação), resolveu se dedicar somente ao @OMelhorDeSampa. Hoje são 9 roteiros diferentes para desvendar São Paulo: Centro, Av Paulista, Pinheiros, Mooca, Bixiga, Luz e República, Minhocão, Largo da Batata e o noturno do Baixo Augusta.

Além de perfis na web, @OMelhorDeSampa está em quase todas as redes sociais com aproximadamente 20.000 seguidores.

“Temos ainda drops diários na programação da rádio de internet “BEAT STREET RADIO.”
“De novembro pra cá, incluímos também ao nosso portfólio de serviços, curadoria para mídias sociais de empresas, tour sob medida no segmento corporativo e para turistas.” conta Olavo.

Screen Shot 2016-02-15 at 3.17.19 PM

Momentos Marcantes

Ele conta que além da mudança na vida dele, várias pessoas criaram laços com o perfil e com a cidade de São Paulo, graças a ideia.

Boa parte dos participantes dos tours eram pessoas solitárias e descobriram no projeto uma oportunidade de se relacionar, já que os passeios são longos e com muita interação – até noivados já surgiram dentro dos grupos.

Um relato marcante para o Olavo foi de uma senhora de 63 anos, que após o passeio, disse que não tinha um dia tão feliz em uma década.

Dezenas descobriram que a cidade pode ser explorada a pé e que não é tão violenta quanto parece. Hoje são verdadeiros caçadores de locais interessantes, acessíveis e escondidos. E a troca entre os participantes são bem ricas “Muitas vezes são estes walkers que me indicam alguns dos lugares.” conta.

Screen Shot 2016-02-15 at 2.40.58 PM

Futuro

Olavo acha que muita coisa ainda tem que ser feita, porque o @OMelhorDeSampa é um projeto de entretenimento, que desvenda e revela ao público o que tem de mais legal na cidade. A essência por trás de tudo é abrir o caminho para as pessoas serem mais felizes, nunca esquecendo daquelas que não podem ou não querem gastar muito.

Mas ele revela que vai lançar um e-commerce com souvenirs da marca OMSP, da cidade de São Paulo e de cada um dos roteiros que visitamos.

“Muita gente quer levar uma lembrança e temos muito fãs que já fizeram e repetiram todos os roteiros, que são loucos pela marca.”

Além disso, ele vai focar também no público de fora do país, lançando versões em inglês de todos os perfis digitais. “Quando existem participantes estrangeiros o tour é bilingue, mas ainda não focamos a comunicação com este público. São Paulo é tão grande e tão inexplorada que 80% do público atual é formado por paulistas, que não conhecem a própria cidade.”.

Screen Shot 2016-02-15 at 2.39.58 PM

Melhor Lugar de São Paulo
Olavo acredita que o melhor de SP é a sua diversidade. É saber que está comento um sanduíche clássico num lugar aberto em 1910 e no mesmo quarteirão poder subir na cobertura num prédio de 26 andares construído na década de 20 e logo adiante ver uma exposição que acaba de sair de Londres.

Mas o lugar escolhido por ele é a Cobertura do Edifício Martinelli, que tem uma arquitetura fantástica e uma das vistas mais bonitas da capital. Sem contar as muitas histórias e lendas que rondam o local.

edmartinellidisque9

SP Ideal

Uma São Paulo com menos preconceito social. A cidade herdou de parte dos barões do café um tipo de segregação que separa inconsciente ou conscientemente bairros, pessoas e lugares.

Ele exemplifica com o Teatro Municipal, que foi construído para ser do município, e deveria ser de uso da população. Por décadas foi segregador e por mais que tenha mudado e que o teatro venha trabalhando para isso, a maior parte da população não entra até hoje e ainda imagina que é “coisa de rico”, mesmo com visitas guiadas e espetáculos gratuitos.

Olavo diz que no roteiro que faz pelo Centro – tour preferido dele – isso fica muito evidente, o público da rua não é o mesmo que frequenta os melhores lugares, mesmo com boa parte deles sendo gratuitos. “Existe uma barreira invisível que eu gostaria que fosse quebrada.”.

Teatro_Municipal_d9

Se o Olavo pudesse trocar SP, por qual cidade ele trocaria e por quê

Londres ou Nova Iorque, porque são cidades que conseguem oferecer ainda mais opções de cultura do que São Paulo, com mais segurança e transporte de qualidade.

“Se bem que São Paulo está a cada dia mais legal e muita coisa aqui já é até mais arrojada.” complementa.

O  que no futuro vai explodir em SP? Ou a nova moda/hotspot?

Analisando regiões, Olavo acredita que novos polos de entretenimento estão se formando como Santa Cecília/Minhocão, a região do Largo da Batata e até a própria Mooca.

Mas após o crescimento dos bikers, ele conta que está ajudando a fortalecer uma nova tribo que ele chama de walkers. O turismo a pé ganha força e a cada dia surgem mais grupos explorando a cidade. Existem passeios de turísmo histórico, de experiências culturais e gastronômicas,, de fotografia, de grafitti, de arquitetura, de desenhos, de galerias de arte…

Em poucas palavras

Um sonho: Ter e proporcionar o máximo de momentos felizes para as pessoas.
Um destino: São Paulo, a cidade onde nasci, cresci e que fez de mim o que sou.
Livro de cabeceira: Street Style do antropólogo Ted Polhemus, que me fez perceber as tendências que se formam nas tribos urbanas.
Momento relax: Desvendar a cidade. Consegui transformar meu maior prazer em trabalho.
Você é mais razão ou emoção? Não consigo separar as duas coisas (talvez na entrevista seja possível perceber isso rs)
Maior desafio: Ampliar o @OMelhorDeSampa, sem perder o contato com cada um dos seguidores que interagem com o projeto e que fazem dele a coisa mais incrível e prazeirosa que ja fiz na minha carreira. Costumo dizer que nas empresas que trabalhei recebi bônus, recompensas, reconhecimento…mas no @omelhordesampa descobri algo muito mais forte que é receber #gratidão. Quando se chega neste estágio, acho que não tem volta.