Protagonista – Rafael Cyrillo
A série “Protagonista”, em que contamos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias, retorna neste ano. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença, que você poderá acompanhar mensalmente agora!
Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br
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A história deste mês é de Rafael Cyrillo, que nasceu e cresceu na zona rural, já pingou por 9 cidades diferentes e hoje “habla español” lá no Uruguai, como gerente geral do Intercity Premium Montevidéu.
Trajetória
Rafael saiu com 16 anos de Itápolis, no interior de São Paulo para estudar. Escolheu ingressar no turismo e na hotelaria por se identificar com o perfil do trabalho que sempre lia nos “guias de estudante”.
“Não tinha nenhum familiar, amigo ou conhecido na área. A decisão não foi fácil e diria até que foi quase por eliminatória”, confessa rindo Rafael.
A trajetória profissional começou enquanto ainda estudava, como voluntário no Núcleo de Pesquisas e Projetos da Universidades do Vale do Itajaí, no campus de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Depois de passar algumas férias voluntariando na faculdade, Rafael conseguiu uma bolsa de estudos e passou a estagiar como pesquisador de iniciação científica e teve a oportunidade de participar de dois projetos de mestrado e doutorado em turismo.
“Foram três anos de dedicação a esses projetos e isso me trouxe uma experiência muito interessante, onde desenvolvi importantes qualidades profissionais, dentre elas: espírito de investigação, facilidade de me expressar e capacidade de análise crítica”.
Mas a vontade de ir para o mercado de trabalho, de sentir como seria estar dentro de um hotel, de uma empresa privada era enorme. Tão grande que fez Rafael investir num curso de barman durante a faculdade. E foi quando conseguiu uma vaga como atendente de bar em uma pousada de luxo na Praia dos Amores – Balneário Camboriú – que sua vida hoteleira começou.
A graduação em Bacharel em Turismo e Hotelaria aconteceu em 2006 e foi motivo de orgulho, principalmente pelo fato de ter recebido um prêmio da ABIH de melhor monografia do curso naquele ano.
Oportunidade
Há doze anos Rafael está na hotelaria e foram várias as oportunidades até agora.
Quando começou a trabalhar na pousada de luxo, fez de tudo um pouco.
“Era um trabalho fisicamente exaustivo, onde eu saía da faculdade às 12h de bicicleta para ir trabalhar e retornava para casa muitas vezes só de madrugada depois de servir almoço, jantar, drinks, fazer o jardim, cuidar da horta, estacionar carros, outras tarefas mais e por último lavar uma pilha de louças”.
Mas para ele, tudo isso foi muito enriquecedor, como forma de aprendizado e preparo para a “cultura do servir”.
“Aqui faço um parêntese importante para compartilhar que nesta fase, ainda um jovem ansioso e com muitos desejos, eu me questionava muito se a hotelaria era o que eu realmente queria seguir como carreira. Cheguei a sair da pousada com o objetivo de encontrar um trabalho que me trouxesse mais renda e por isso tentei inclusive me aventurar em outras áreas. Felizmente o destino não me deixou sair da hotelaria”.
E sabe o que o fez mudar a forma de olhar para o trabalho e o futuro? Um artigo que leu do Stephen Kanitz, onde ele fazia uma reflexão super bacana sobre: “Fazer o que se gosta ou gostar do faz?” – serviu demais para o momento que ele estava vivendo. Rafael confessa que se apropriou da reflexão de tal modo que se tornou um aprendizado e que até hoje faz questão de compartilhar quando se depara com alguém vivendo um momento de indecisão sobre sua carreira.
“Nunca mais pensei em “ganhar dinheiro” e sim em buscar o prazer sendo o melhor naquilo que eu faço, ser melhor a cada dia, nunca deixar nada pela metade ou simplesmente “bom”, tem que ser perfeito. Aprendi de verdade a gostar e curtir o meu trabalho”.
Mas voltou para a hotelaria graças a disciplina de marketing e vendas da faculdade.
“Aproveitei o conteúdo da matéria e desenvolvi um projeto – ‘Como incrementar as Vendas’ – direcionado para pousada onde eu trabalhava e acabei enviando este projeto para o proprietário”.
De pronto Rafael recebeu uma resposta. O dono da pousada gostou muito do seu trabalho e disse que há tempos estava pensando em contratar alguém para ser o comercial e perguntou se ele aceitava o desafio.
“A minha resposta? Uma semana depois lá estava eu dirigindo uma minivan Towner a diesel e indo para cidades como Curitiba, Florianópolis, Joinville para visitar agências de viagens, operadoras e centros de informações turísticas. Sem dúvida foi uma experiência incrível e muuuito engraçada, principalmente porque eu não tinha treinamento técnico nenhum”.
Ah, ainda por cima, Cyrillo sofria muitas vezes para conseguir ligar a tal da “Towner” – que no frio não pegava de jeito nenhum.
Em 2006, já formado, ingressou numa rede nacional de hotéis e resorts, como coordenador de reservas da unidade de Joinville. Foi seu primeiro contato com uma empresa grande, com conceitos definidos de serviços, reconhecida no mercado hoteleiro e bem estruturada em termos de processos e procedimentos.
E assim as portas foram se abrindo, e aos 25 anos de idade, assumiu a gerência do hotel – na época era o gerente mais novo que a empresa tinha na sua equipe. “Confesso que o início foi bem difícil, pois me faltava maturidade profissional para gerir um hotel com suas complexidades e seus envolvidos (acionista, cliente, equipe, parceiros e a diretoria da rede), mas com o passar do tempo, depois de muitas adversidades e também através do suporte dos amigos gerentes mais sêniores, eu me apropriei do negócio e aprendi lidar com a responsabilidade e com todas as expectativas sobre o meu trabalho”.
A partir de então, a sua trajetória foi sempre ascendente dentro da empresa e assumiu desafios cada vez maiores, pingando por algumas cidades, como Caxias do Sul, Florianópolis e Porto Alegre.
“Neste empreendimento atuei por dois anos como diretor de hospitalidade e foi uma experiência que me engrandeceu muito como profissional. Pude desenvolver melhor as minhas habilidades como gestor de pessoas e como administrador de investimentos hoteleiros. Depois desta passagem eu já me sentia muito mais preparado e maduro para seguir assumindo desafios arrojados dentro da hotelaria”.
E assim, quando a sua carreira parecia de fato estar no auge, com bons resultados sendo “colhidos”, confiança dos investidores e Rafael se sentindo cada dia mais feliz com o trabalho, num certo dia seu novo diretor o chama em uma videoconferência para lhe agradecer pelo trabalho de anos de dedicação e também para dizer que ele estava dispensado.
“Um choque. O primeiro revés. O “mundo dos negócios” finalmente me mostrando a sua frieza e muitas vezes estratégias que nunca vamos entender. Mais um desafio se apresentava na minha trajetória e sem dúvida foi um momento de muita introspecção e acima de tudo muito aprendizado”.
Sempre acreditando que nada nesta vida é por acaso, o destino lhe abriu uma porta e foi assim que entrou para a rede Intercity Hotels. Rafael diz que entrou para somar ao time de gerentes gerais e descobrir uma empresa inovadora, de valores sólidos e exemplo de governança corporativa.
Foi para a Paraíba fazer o take over de uma nova unidade da rede em João Pessoa e depois de um tempo acabou assumindo a gerência geral de outra unidade da Intercity na mesma capital. “Na Paraíba eu descobri uma nova cultura, ambiente, valores e tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com pessoas muito especiais.
Passado mais um tempo, já com uma bagagem maior e com os objetivos cumpridos em João Pessoa, foi convidado para um novo desafio ainda mais arrojado: assumir a gerência geral da unidade Intercity Premium de Montevidéu no Uruguai e se internacionalizar profissionalmente.
“Hoje, acredito plenamente na felicidade no trabalho, na hotelaria, sou grato por todos os desafios que a vida me apresentou e também pelos próximos que virão. Faço parte de uma empresa que acredito e que me dá as condições que preciso para seguir crescendo e multiplicando a nossa cultura”.
Ô menino de oportunidades, hein!? 😉
Mudanças e Descobertas
Para Rafael, estar na hotelaria é sempre uma experiência muito intensa, porque lida diariamente com a vida das pessoas.
“Com toda certeza já vivenciei situações que me fizeram refletir demais sobre os reais valores humanos. Amadureci muito e sei que irei aprender ainda mais”.
Ah, Eu te amo!
A realização na hotelaria veio quando Rafael passou a fazer parte da Intercity. Foi aqui que ele encontrou sintonia, porque os valores da empresa estão em sinergia com seus valores pessoais. E como a vida na hotelaria nem sempre é fácil, isso faz toda a diferença no seu dia a dia.
Gratidão
Gratidão e amor não faltam na vida da pessoa! Rafael ama muito a sua família, os seus irmãos e seus amigos. E é grato a todos que de certa forma fizeram ou fazem parte da sua vida e fazem dela mais feliz. 😉
Mas seu coração tem alguns lugares especiais, para pessoas que ele guarda com carinho. Destaca os seus pais que serão sempre o seu referencial de vida, seus exemplos antecedentes.
E não se esquece de sua esposa, com quem é casado há sete anos, e seus filhos… “tenho dois filhos lindos que eu amo de paixão, o Olavo de seis anos e o Augusto que está prestes a nascer”. Calma, tem mais coisa sobre a Marina… “A minha esposa Marina, que me inspira todos os dias, desde que a conheci na faculdade quando ela ainda era a minha professora (rsrs) e sempre está ao meu lado em todos os momentos”.
Futuro
Além da chegada do Augusto, declarada acima, Rafael destaca alguns pontos profissionais no seu futuro.
“Tenho que superar as inúmeras adversidades do mercado em Montevidéu, que hoje sofre com os duros reflexos do aumento excessivo da oferta hoteleira concomitante com uma retração da demanda. Tenho que ser ágil para fazer um turnaround diante deste cenário desafiador para os próximos anos”.
Além disso, Cyrillo tem que seguir firme com o desafio de reforçar o posicionamento da marca Intercity Hotels no mercado internacional, para que seja uma rede reconhecida também fora do Brasil.
Curto e não curto
Falando em curtições, a lista é até grandinha! 🙂
Rafael gosta do dinamismo do dia a dia, da oportunidade de fazer parte de momentos importantes dos clientes, de quando as pessoas vão embora mais felizes do que quando chegaram, de ver o sorriso no rosto de um hóspede depois de um atendimento personalizado, de surpreender alguém com a sua atitude – por ser capaz de antever uma necessidade, de conhecer pessoas e suas diferentes histórias, de ver um funcionário desempenhando o seu papel com alegria e motivação e multiplicando isso com os colegas, de curtir os resultados de um evento organizado com maestria, de ver que pessoas com perfis distintos e de setores diferentes são capazes de trabalhar como equipe, de viver e conhecer culturas e cidades diferentes, de se surpreender a cada dia…
“enfim, eu amo a hotelaria”!
Mas apesar de amar a hotelaria, não curte ter que ficar 24 horas por dia sempre em alerta, sem poder se desconectar.
“Lidar com situações que por vezes não temos como evitar e por isso precisamos estar sempre preparados para agir da maneira mais correta e eficiente, como: suicídios, assaltos, furtos, estelionatários, ataques cardíacos, incêndio e outras tragédias”. (Toc, toc, toc, bate na madeira 3 vezes!)
Causos da hotelaria
Rafael diz que na hotelaria todos os dias as pessoas têm um causo engraçado ou até trágico para contar.
Sua esposa – a Marina – reforça que o Rafael carrega tanta coisa no seu repertório, que tem o conteúdo ideal para lançar um livro de histórias. Mas, como não podemos estragar o conteúdo do livro, aqui ele conta apenas alguns.
Foram diversos hóspedes que marcaram pelo seu carisma (como a cantora Claudia Leite agradecendo pessoalmente o carinho da equipe), por sua situação de vida ou mesmo por episódios tristes – acolher os familiares das vítimas da tragédia de Santa Maria, por exemplo, não foi nada fácil
“Todas as equipes que já tive oportunidade de liderar também sempre me trouxeram alegrias e as vezes tristezas, cada uma com sua realidade”.
Nos últimos meses, Rafael teve a oportunidade de hospedar por quatro noites um chefe de Estado, ou melhor dizendo, um ícone da história política mundial: o presidente de Cuba, Raul Castro, que, na sua última noite, jantou no hotel com outro ícone da política mundial, o presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica. “Foi uma experiência marcante para mim e toda a equipe”.
Em poucas palavras…
Idade: 32 anos
Cidade Natal: Itápolis – SP (interior)
Uma inspiração: estar com a família, ouvir música e praticar esporte, tudo isso eleva o meu pensamento para lugares especiais…
Destino favorito: qualquer lugar em que eu esteja com a minha esposa e os meus filhos.
Livro favorito: Invictus – Conquistando o Inimigo (Carlin, John). Sem dúvida uma leitura inspiradora!
Tá faltando na hotelaria: Espírito de servir para transformar a hospitalidade convencional e muitas vezes até mecanizada em encantamento. Compartilho aqui um pensamento que há tempos recebi de uma pessoa especial e que faço questão de repetir, pois sintetiza a essência de um bom hoteleiro: “não deixe jamais que alguém que achegou-se de ti vá embora sem sentir-se melhor ou mais feliz” – Madre Teresa de Calcutá.
Hospitalidade é: A arte da reciprocidade, do bem querer e bem servir.