Ponto de Vista – A curiosidade para sair da crise
Já repararam que em tempos atuais todo mundo sabe tudo? Muita gente tem opinião clara (e às vezes pouco conhecedora e aprofundada) de assuntos os mais variados possíveis: a maldição do glúten, os benefícios do crossfit, as maravilhas do parto natural, a fabricação artesanal de cerveja, as melhores safras de vinho do mundo, a redução da maioridade penal, o casamento gay em todos os estados americanos e por aí vai… A era da informação, quando mal aproveitada, conduz à inércia do pensamento ao invés do aprimoramento do conhecimento. Está tudo ali, no Facebook, em 140 caracteres no Twitter, na Wikipédia.
Para combater esta inércia mental é preciso contar com algo fundamental: curiosidade! Há que ser curioso para fazer as perguntas certas que quebrarão paradigmas. Há que ser curioso para questionar o status quo e promover melhorias. É a curiosidade que estimula a criatividade e a inovação. Sendo curioso, corre-se atrás de dados que, contextualizados, viram informação e, aplicados, viram conhecimento. Note que, neste caso, não estamos tratando a curiosidade como mera característica e sim como um esforço planejado de fazer as perguntas adequadas, correr atrás da informação, analisar as respostas e transformá-las em ações concretas.
É sendo sistematicamente curioso que problemas são solucionados, que invenções surgem e novos caminhos são encontrados. Em tempos de crise, a curiosidade sobre o mercado, sobre a concorrência, sobre as necessidades e desejos dos clientes podem salvar empresas. Como anda a sua curiosidade? Você está fazendo as perguntas certas?
*Esse post foi publicado originalmente no blog Mapeando – PanHotéis