Gestão

Principais destaques da Phocuswright Conference 2020


Você está lendo: Principais destaques da Phocuswright Conference 2020

Como parceiros da Phocuswright para a América Latina, todos os anos fazemos a cobertura deste evento que é um dos principais encontros do turismo mundial.
Este ano, como não poderia deixar de ser, o evento foi agridoce. Pela primeira vez em um formato 100% online, líderes da indústria turística global se reuniram para falar dos aprendizados, erros e das perspectivas para os próximos anos.
Sem precedentes foi a expressão mais usada (e desgastada) do ano para explicar o impacto que a pandemia teve no turismo. Em muitos casos, as receitas tiveram redução de 95% em alguns meses quando comparado ao ano anterior e a retomada que começa a acontecer ainda é tímida. O turismo atual é local e regional, de carro e com ênfase em destinos naturais e de interior. Estima-se que o turismo corporativo nunca mais será o mesmo, pois as transformações de hábitos, novos modelos de trabalho e a redução orçamentária serão permanentes. Os eventos híbridos vieram para ficar, assim como a certeza que nada substitui a experiência de uma boa viagem. E sabe-se que ainda levará alguns anos para que o turismo alcance os patamares de 2019, mas ela virá. It’s down, not out. It’s when, not if.
Há também sinais positivos: líderes e empresas que se reinventaram neste período, criando novas soluções e modelos de negócio que melhoram a indústria como um todo, ao mesmo tempo em que colocam a segurança e o bem-estar do time e de clientes em primeiro lugar. Talvez até, uma compreensão renovada de qual é o papel e a importância do turismo na vida das pessoas e o também a sua responsabilidade e (e por que não protagonismo?) em temas como diversidade e inclusão.
Ninguém passou ileso por este ano e há esperança de que os aprendizados, a vulnerabilidade, a empatia, a transparência e o associativismo inteligente sejam duradouros, criando negócios e por consequência, um setor mais responsável, sustentável e humano.

. Vamos aos destaques:

. Vacina: ainda há bastante desconfiança e receio por parte dos turistas de todas as partes do globo em viajar. Confiança é palavra de ordem e o que a trará é a comprovação de que a vacina é eficaz e que haverá distribuição massiva em todas as partes do planeta. Portanto, especialistas esperam que 2021 ainda será um ano difícil para o turismo mundial, com recuperação moderada e alta instabilidade. Espera-se que passaportes de imunidade serão necessários para a retomada consistente das viagens internacionais.

. Contactless tourism: uso da tecnologia para dar mais controle às etapas da jornada ao viajante, que deverá priorizar cada vez mais o autosserviço. Desta forma, teremos que encontrar e aplicar soluções tecnológicas que entreguem eficácia e também hospitalidade. Aquelas empresas que descobrirem como engajar e cativar clientes neste ambiente digital sairão na frente. Veremos o uso mais comum e ampliado de inteligência artificial, machine learning e assistentes de voz.

. O futuro dos meios de hospedagem é alternativo: a pandemia acelerou questionamentos do passado e colocou a locação de curta temporada sob um holofote importante. Se temos que ser mais inteligentes com o uso dos recursos e se a sustentabilidade do planeta é relevante para a nossa sobrevivência, modelos de alternativos de meios de hospedagem parecem entregar respostas mais adequadas neste cenário. Quase que unanimidade entre os investidores participantes, empresas de locação de curta temporada são o principal alvo dos investimentos nos próximos anos, além de soluções tecnológicas para todos os segmentos do setor. O Airbnb publicou seus documentos para o IPO, demonstrando estar na liga dos gigantes com algumas vantagens competitivas bem importantes. CEOs da Booking, Expedia e Kayak confirmam o interesse crescente neste modelo de negócio que ainda expandirá muito nos próximos anos, impactando ainda mais a hotelaria tradicional.

. Viagens por assinatura: a Netflixação do turismo foi o tema que mais apareceu neste ano. Desde a startup Be Right Back que fez seu pitch no dia de inovação da conferência até o TripAdvisor dando mais detalhes sobre o seu serviço de assinatura Plus, que será lançado nos próximos meses, dando acesso à descontos especiais e benefícios exclusivos. Ainda vimos a Booking afirmando que deverá testar um modelo similar com o Genius, o Kayak seguindo nesta linha e a rede hoteleira CitizenM falando sobre o seu modelo lançado em Outubro. Ou seja, muitas empresas, pequenas ou grandes estão planejando lançar ou lançando produtos de assinatura que prometem entregar preços melhores, serviços verdadeiramente personalizados e benefícios únicos. A nova era da fidelização já começou, ainda que com muitas perguntas a serem respondidas, mas já sabendo que muitos negócios serão positiva (e outros negativamente) impactados. Onde você vai estar?

Para finalizar, veja aqui o vídeo de abertura da conferência.

E se você quiser saber mais sobre o contexto na América Latina, não perca o Phocuswright Latam Talk no dia 10/12, 100% online e gratuito, dedicado à nossa região. Faça sua inscrição aqui.